A Escola Rodolpho Dornbusch, da Vila Lalau, realiza nesta sexta-feira (23), no seu auditório, o 3º Seminário de Liderança e Diversidade. O evento, direcionado a professores, estudantes da escola e demais convidados, pretende discutir a importância da diversidade étnico-cultural em cargos de liderança. A intenção é ouvir relatos e opiniões de pessoas engajadas no propósito de se alcançar uma sociedade que dê oportunidades iguais aos diferentes grupos étnicos.
O seminário acontece a partir das 8 horas e se estenderá até às 17 horas. Neste período, haverá apresentações musicais, exibição do vídeo "Dia Nacional da Consciência Negra na Escola", apresentação de um coral formado por crianças indígenas e relatos de profissionais ligados a iniciativas étnicos-culturais. As explanações estarão a cargo da diretora do Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva, Ivana Cavalcanti; da diretora da Escola Ribeirão Molha, Rosana Maria Costa; do professor de Ensino Religioso Alessionir Soares de Mello; e da professora da Comunidade Indígena de Araquari, Cecilia Brisola. Antes do encerramento, haverá espaços para perguntas e debates. Para o coordenador do seminário, professor Luis Fernando Olegar, "este evento dá início a uma série de atividades curriculares e extracurriculares que tem como objetivo a inclusão da história, da cultura e da contribuição das populações negras e indígenas na construção do nosso país, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pelas leis nºs 10.639/03 e 11.645/08".
A Lei 11.645, de 2008, em seu artigo 26-A, diz que nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. Olegar lembra que a Escola Rodolpho Dornbusch já está se preparando para a realização de outro evento do gênero, a ser realizado em 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
Fontes: Luis Fernando Olegar – coordenador do 3º Seminário de Liderança e Diversidade – (47) 3275-2647 e Andreia Silveira Camillo – articuladora das relações étnico-raciais da Secretaria da Educação – (47) 2106-8126
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095