A Secretaria da Educação comemora a adesão dos alunos das escolas de ensino fundamental ao projeto Livro Livre, ação educativa criada pela escritora Cristina Marques e realizada pelo Instituto Evoluir, de Blumenau, em que estudantes trocam material reciclável por livro. Em abril, primeiro mês da campanha em Jaraguá do Sul, 27 unidades escolares estiveram envolvidas nesta iniciativa, abrangendo mais de 10 mil crianças. Foram arrecadadas 12 toneladas de materiais, proporcionando renda de R$ 1,6 mil às escolas.
A maior adesão ao projeto ficou com os estudantes do 1º ao 3º ano. Aproximadamente 90% dessas crianças levaram pelo menos um quilo de material reciclável às escolas e trocaram o montante arrecadado pelo livro "Rima do Paladar", da coleção Cantos e Encantos. Já a participação dos alunos do 4º ao 7º ano foi de 80%. Eles receberam em troca o livro "A Flor" (4º e 5º ano), da coleção Outras Fábulas, e o livro "Grafitando Por Aí" (6º e 7º ano), da coleção Toda Arte.
"Tivemos uma adesão menor dos alunos do 8º e 9º ano, com apenas 60%. Nessas turmas, que abrangem crianças com idade entre 12 e 14 anos de idade, constata-se um baixo índice de leitura. E, nessa fase, infelizmente, os estudantes consideram um 'mico' levar material reciclável pra escola", lamenta a diretora de Ensino Fundamental, Sirley Maria Schappo. Os alunos dessas turmas receberam o livro "Você Nasceu Para Brilhar", da coleção Jóias Literárias.
Os exemplares que sobraram nesta primeira edição vêm sendo aproveitados pelos organizadores do projeto e foram distribuídos nas escolas Waldemar Schmitz e Erich Blosfeld, localizadas no bairro Ilha da Figueira, e na Santo Estêvão, da localidade Garibaldi, que foram incluídas na campanha neste mês de maio. "Para nós da Secretaria da Educação o valor arrecadado não é o fator mais importante deste projeto. O que é realmente relevante é a conscientização ambiental das crianças e a possibilidade de elas adquirirem livros sem custos", destaca Sirley.
O Instituto Evoluir, que já realizou projeto semelhante em Blumenau e Gaspar, contratou a empresa jaraguaense Edepel Embalagem para que recolha e compre os materiais reciclados das escolas. No final do ano, todas as unidades de ensino envolvidas no programa deverão enviar um relatório ao instituto informando a quantidade de material reciclável entregue pelos alunos, o número de livros distribuídos e qual o destino do dinheiro arrecadado. A empresa Weg S/A, parceira da campanha através da Lei Rouanet, é responsável pelos custos de edição e tiragem dos exemplares.
Fonte: Sirley Maria Schappo – diretora de Ensino Fundamental – (47) 2106-8231
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095