Os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), edição 2010, que começam amanhã (quarta-feira, 12 de maio) em Barra Velha, litoral norte do Estado, terão seu congresso técnico na tarde desta terça-feira, dia 11, a partir das 17h30, no Hotel Oceano, na cidade de Barra Velha. O evento, que está em seu terceiro ano de realização, terá 1.149 atletas representando 113 municípios catarinenses.
A abertura oficial da competição será na quarta-feira, dia 12, às 15h, na Praça Lauro Carneiro de Loyola, centro da cidade. A modalidade que dará início aos Jogos da Terceira Idade será a dança coreográfica, também nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Ginásio Alfredo José de Borba. A modalidade será disputada em dois dias, e o primeiro grupo, com 15 equipes, se apresenta no primeiro dia e as demais equipes (14) farão suas performances na quinta-feira, dia 13, a partir das 19h30. A dança coreográfica também será a primeira modalidade a definir os vencedores, ainda na quinta-feira.
A novidade da terceira edição dos Jogos da Terceira Idade é a inclusão da modalidade de truco. As demais competições são de bocha, bolão, canastra e dominó, além da dança de salão, dividida em duas faixas etárias. Estas modalidades terão suas primeiras disputas na manhã de quinta-feira a partir das 8h. Os JASTI foram criados em 2008 com o objetivo de proporcionar lazer e integração dos idosos catarinenses. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com realização da Fesporte – órgão oficial do esporte em Santa Catarina – e apoio da SDR-Joinville, além da Prefeitura de Barra Velha.
A dança coreográfica é a modalidade com maior número de participantes. Entre os atletas acima de 70 anos, são 400 inscritos. Já a bocha vem em seguida, com 256 inscritos, e o bolão 23 conta com 255 participantes. A Fesporte, juntamente com a Prefeitura, dividiu os grupos de atletas em 36 regiões do Estado para este evento, que terá suas provas no Ginásio Alfredo José de Borba e na Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha, no centro da cidade. Também servirão de espaço para os jogos quatro canchas de bocha do município – a Rancho Verde, a Rancho Velho, a Cancha do Cardoso e a Cancha do Curió, e ainda a sede social da Associação de Senhoras Solidárias.
A delegação com maior número de atletas é a de Curitibanos, com 49 participantes. Já a região do Estado com maior número de participantes é a da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, que virá com 60 participantes – 26 de Xanxerê e também atletas de Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Passos Maia e Xaxim.
"É a primeira vez que Barra Velha recepciona visitantes de 134 cidades do Estado numa só vez", observa o prefeito Samir Mattar (PMDB), anfitrião dos jogos. Já de acordo com o professor e presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Flávio José de Souza Leite, toda a rede hoteleira de Barra Velha já está lotada, e é muito provável que cidades da região, como Balneário Piçarras e Penha também absorvam parte destes visitantes e competidores.
Fonte:
Claudia Sanz
Assessoria de Comunicação Fesporte
Flávio Souza Leite
Presidente da FME Barra Velha
Fone (47) 9652-3515
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527