A direção e APP da Escola de Educação Básica São José, de Corupá, convidam a comunidade para a tradicional festa junina. Será dia 5 de junho (sábado), a partir das 13 horas, com uma extensa programação. Na oportunidade serão inauguradas as salas climatizadas por meio do projeto "Ar Condiccionado nas salas de aula", desenvolvido em parceria com empresas, pais e pessoas da comunidade.
Programação
13h30min: Entrega de 10 computadores para alunos beneficiados pela oficina de Metareciclagem do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), da Gerência de Ensino de Jaraguá do Sul
14h: Inauguração do projeto "Ar Condicionado nas salas de aula"
14h20min: Desfile Caipira do 1º ano do ensino fundamental
14h30min: Início das Danças Folclóricas (Alemã, Italiana, Polonesa, Gauchesca, Boi de Mamão, Jogo de Capoeira) e apresentação do Grupo Neufluss
15h: Início da festa junina, com diversas brincadeiras: piscina de bolinhas, cama elástica, jogo de latas, pescaria, sala de dança e inédito brechó "Reciclar é Amar", com variados produtos
17h30min: Sorteio da Ação entre amigos
No local haverá completo serviço de bar e cozinha, com cachorro-quente, mini-pizza, maçã do amor, espetinho de morango, trufas, trufão, pipoca e refrigerante.
Participe. Sua presença é muito importante. A Escola São José espera por você.
História da escola
A Escola de Educação Básica São José foi fundada em 29 de março de 1929 pela Congregação Sagrado Coração de Jesus, como "Colégio Paroquial São José". Em março deste ano completou 81 anos.
Durante sua fundação, a escola funcionava em uma casa provisória dirigida pelo Padre Vicente Schmitz, atendendo alunos do 1º ao 4º ano. Em 03 de abril de 1930, as aulas iniciaram no novo edifício, situado na Rua Princesa Isabel, hoje Padre Vicente.
A comunidade de Hansa Humboldt, por intermédio do Padre Vicente solicitou auxílio de irmãs religiosas que iniciaram as suas atividades tanto na escola quanto na igreja, em 1933. Em 1942 ocorre a alteração do nome de Colégio para "Grupo Escolar São José".
No ano de 1945, a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José compra da Congregação Sagrado Coração de Jesus, por 20 contos de réis, uma área de 49.200 metros quadrados, incluindo a escola existente na época. Um novo prédio é construído para melhor atender a comunidade de Corupá..
Apenas em 1948 o Grupo Escolar São José passa a atender o Jardim. O curso ministrado era o fundamental infantil e o comum ou elementar.
Em 1955 o grupo possuía quatro salas de aula, uma biblioteca com 130 volumes para professores e 292 livros para alunos.
Até 1970, o grupo era mantido através das mensalidades dos alunos e subvenções do governo federal e municipal. Em 1971, com o fim do convênio, o grupo passa por sérias dificuldades financeiras e para não ser fechado, o ensino no "Grupo Particular São José" foi estadualizado. As dependências foram alugadas ao governo do estado, passando a chamar-se Grupo Escolar São José.
Mais tarde, em 1985, o grupo passa a chamar-se Escola Básica São José e implanta, de forma progressiva, o ensino de 5ª a 8ª série. A partir de então, novas construções são realizadas na escola para atender esta nova demanda com qualidade.
Durante os 81 anos de caminhada, a Escola de Educação Básica São José ofereceu aos seus alunos além das atividades do currículo, curso de datilografia, lições de pintura, música (piano, bandolim e violão), trabalhos artesanais (crochê e tricô).
Hoje, a Escola de Educação Básica São José é dirigida por Lairton Hartmann Müller, atendendo aproximadamente 391 alunos, contando com o serviço de 22 professores, um assistente técnico-pedagógico, uma secretária e três serventes.
Mais informações com o diretor Lairton: 3375-1134.