Iniciativa envolve jovens de famílias de área de vulnerabilidade social, com formação de coro cênico. Apresentação do projeto à comunidade acontece nesta terça-feira, dia 1º, às 18h30min, no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, no Morro Boa Vista. Informações pelo telefone (47) 3275-2477 Selecionada em 2009 pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura no Brasil, iniciativa que no Estado tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, a SCAR está dando início ao projeto Villa Coral.
O objetivo é formar um grupo de 30 crianças e adolescentes do morro Boa Vista, também conhecido como Morro da Antena, em canto coral e artes cênicas. As atividades acontecem no CRAS, mantido pela Prefeitura, contando para isso com recursos repassados em parcelas anuais pelo Ministério da Cultura, durante três anos. Com a verba anual de R$ 60 mil, a SCAR desenvolve todas as terças-feiras das 13h30min as 16h45min aulas de canto, teatro e artes plásticas, sob a responsabilidade das professoras Elisabete Muller, Tanize Creuz e Violeta Polo, respectivamente. O trabalho prossegue até novembro, encerrando a etapa do primeiro ano no dia 16 com uma apresentação do coral cênico para a comunidade, no Centro Cultural. As aulas são gratuitas e beneficiam filhos das famílias que residem no local, uma das áreas de maior vulnerabilidade social de Jaraguá do Sul.
Elisabete Muller, coordenadora do projeto, explica que a idéia é envolver os jovens em todo o processo de criação do espetáculo. "Eles vão aprender não apenas a cantar e a interpretar, mas a confeccionar o cenário e cuidar de todos os detalhes", diz. O Ponto de Cultural envolve ainda atividades de leitura e de pesquisa, contando para isso com recursos de informática que serão instalados nas próximas etapas do projeto. A pedagoga Zenilda Pereira entende que o projeto Villa Coral é uma conquista para a comunidade. "Há uma carência muito grande de eventos ligados à cultura, de atividades que permitam a socialização e melhorem o convívio familiar. Acredito que a arte tem essa capacidade de fazer as crianças enxergarem uma perspectiva melhor e com isso ajudam a melhorar o ambiente familiar", resume a servidora pública, há 12 anos trabalhando como recreadora.
Outras ações sociais da SCAR Vida e arte
Com recursos do FIA – Fundo da Infância e Adolescência, o projeto Vida e arte vem oferecendo desde fevereiro a 60 crianças de 7 a 12 anos aulas de música (classes de instrumentos como saxofone, violão, bateria, flauta, piano e violino), teatro e artes plásticas. As aulas são ministradas gratuitamente pelos professores Bianca Macoppi (artes plásticas), Nicoli Pereira (teatro), Roberto Kock (sax e flauta), Maicon Rocha (violino), Elisabete Muller (violão) e Leandro Pedrotti (bateria) e nos meses de julho e dezembro os alunos farão apresentações no Centro Cultural.
Biblioteca
A SCAR teve aprovado recentemente projeto de captação de recursos pela Lei de Incentivo a Cultura para a implantação de uma biblioteca no Centro Cultural. O espaço deverá reunir mais de 3 mil exemplares de obras relacionadas com as várias áreas de atuação da entidade e com a arte e cultura de maneira geral, entre livros, DVDs, CDs, e materiais diversos. Também faz parte do projeto a aquisição de assinaturas de periódicos como jornais e revistas especializadas, e a informatização para permitir pesquisas em bases de dados virtuais. A biblioteca atenderá os professores, alunos e funcionários do Centro Cultural, mas o acervo também estará disponível para consultas da comunidade. A SCAR busca agora patrocinadores interessados em participar do projeto beneficiando-se das leis de incentivo. Informações pelo telefone (47) 3275-2477.
SCAR – Sociedade Cultura Artística Jaraguá do Sul – SC TEL (47) 3275-2477 / E-MAIL scar@scar.art.br