Todos os postos de saúde com sala de vacina iniciam hoje a vacinação contra a poliomielite, voltada a crianças menores de 5 anos. A vacinação tem como objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente como livre do poliovírus. A campanha é feita em duas fases. A primeira dose será aplicada no mês de junho (até o dia 25) e a segunda dose está prevista para agosto. A meta de Jaraguá do Sul é vacinar 9.500 crianças. Em 2009, mais de dez mil crianças foram imunizadas contra a paralisia.
Campanha de vacinação contra a gripe A foi prorrogada até sábado (12)
A Secretaria de Estado da Saúde determinou que a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 será prorrogada até sábado (12), tendo como foco as crianças de dois a menores de cinco anos. Essa faixa etária está sendo vacinada desde o dia 21 de maio. Em Jaraguá do Sul, do dia 21 de maio ao dia 2 de junho, 1.526 crianças de dois a menores de cinco anos foram vacinadas. A meta é atingir 5.400 crianças com essa idade.
O gerente da Vigilância em Saúde, Walter Clavera, reforça a importância de os pais levarem as crianças de dois a menores de cinco anos para a vacinação. "Temos a certeza de que os pais das crianças vacinadas poderão ter um inverno mais tranqüilo, sabendo que os filhos estão protegidos contra a gripe A, que, no ano passado, matou crianças em nosso país", alerta Clavera.
A vacina só será aplicada se o responsável apresentar a carteira de saúde da criança. Idosos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, adultos de 20 a 39 anos e doentes crônicos ganham mais uma chance para se proteger contra o vírus Influenza H1N1. O Ministério da Saúde também disponibiliza doses da vacina para policiais militares e bombeiros (idenpendente de idade, mediante identificação profissional), professores e profissionais de creches, escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada (independente de idade, mediante identificação profissional ou comprovação de exercício de atividade em escola). Para ser vacinado procure o posto de saúde mais próximo e apresente carteira de vacinação e identidade, além dos documentos exigidos acima, se for o caso.
Mais informações pelo telefone (47) 3276-8914.
Fonte: Walter Clavera – gerente da Vigilância em Saúde – (47) 3276-8917, 9922-4100.
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / 2106-8199