You are currently viewing “Lá vem o trem… e suas histórias” abre comemorações ao centenário da ferrovia

“Lá vem o trem… e suas histórias” abre comemorações ao centenário da ferrovia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Enquanto falava sobre a chegada da ferrovia em Jaraguá do Sul a uma plateia de convidados da Fundação Cultural, a historiadora Silvia Toassi Kita foi interrompida, de repente, por uma mulher acompanhada de três crianças. Ela mostrava a foto em preto e branco de um adolescente às pessoas, a quem perguntava, num português com sotaque alemão, se alguém tinha visto o rapaz, pois ele havia fugido do seminário para a estação, onde pretendia pegar um trem para ir embora da cidade. Ao mesmo tempo, uma jovem também abordava o público e dava a descrição de um homem – segundo ela, o pai do bebê que carregava no colo. Este esquete encenado por artistas da Cia. Alma Livre-Mery Petty, reproduzindo, com humor, exemplos de situações vivenciadas na estação ferroviária no início de seu funcionamento, caracterizou o clima informal e bem-humorado da cerimônia que marcou, na manhã desta terça-feira (8), o início da programação comemorativa aos 100 anos da ferrovia em Jaraguá do Sul, com a abertura da exposição "Lá vem o trem… e suas histórias".

O evento contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Cultural, Jorge Luiz da Silva Souza, e da chefe de Gabinete, Fedra Luciana Konell Alcântara da Silva – representando a prefeita jaraguaense Cecília Konell -, que recepcionaram ferroviários e familiares, todos presenteados com uma caneca decorada com uma foto antiga da estação ferroviária de Jaraguá do Sul. Na oportunidade, também foram anunciadas as demais atividades que integram a programação comemorativa.

Reunindo fotos e documentos sobre a ferrovia, a exposição "Lá vem o trem… e suas histórias" permanece na Fundação Cultural até o dia 25 de julho, data de aniversário de Jaraguá do Sul. Depois, a mostra passa a ser itinerante, sendo exposta no shopping e em museus da cidade, de acordo com um cronograma a ser definido. Também estão programadas apresentações musicais no anfiteatro do Centro Histórico, nas manhãs de todos os sábados, no período de 3 a 24 de julho.

Como o centenário da ferrovia é tema deste ano das festividades do aniversário de Jaraguá do Sul, está programada uma homenagem aos funcionários da estação em solenidade cívica marcada para as 9 horas do dia 25 de julho. Após a solenidade, ocorrerá uma série de eventos comemorativos aos 134 anos da cidade. Nessa ocasião, ainda está prevista a apresentação de um postal – que será distribuído à comunidade – reproduzindo uma aquarela da estação pintada pela artista plástica Arlete Schweder.

Fontes
Marilene Giese (telefone 2106-8719), Sidnei Marcelo Lopes (telefone 2106-8716 Silvia Kita (telefone 3275-1300) – integrantes da comissão organizadora das atividades do centenário da ferrovia

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8103