Grêmios estudantis praticam ações de cidadania

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os grêmios estudantis das escolas municipais, empossados em cerimônia realizada no dia 11 de maio no Parque Municipal de Eventos, vem contribuindo com idéias e ações para a melhoria do ambiente escolar, do município e das relações de amizade e companheirismo entre os alunos. As crianças participam da organização de eventos, de campanhas de conscientização ambiental, de orientação e auxílio aos colegas nas pesquisas escolares on line, entre outras iniciativas.  

O grêmio estudantil da Escola Alberto Bauer (Czerniewicz) convidou a orientadora educacional Solange Ilda Schmitz para ser uma das palestrantes, na tarde desta terça-feira (22), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), do 3º Seminário do Comen (Conselho Municipal de Entorpecentes), que abordará, entre outros assuntos, a prevenção ao uso das drogas. O grupo, formado por oito alunos, também prestigiou o evento.  

Já os representantes dos alunos da Escola Antônio Estanislau Ayroso (Jaraguá 99) criaram o projeto "Monitores do Recreio", no qual integrantes do grupo são encarregados, em dias pré-estabelecidos, de organizar as atividades recreativas (pula corda, tênis de mesa e brincadeiras com bola) durante os intervalos. Outra ação é a cooperação entre os colegas na elaboração de trabalhos com o uso de computadores da escola. Os integrantes do grêmio também produziram dezenas de cartazes alertando as crianças para as consequências do bullyng. Ajudar a direção e a APP na organização das festas promovidas pela unidade escolar também faz parte do dia-a-dia deste grêmio estudantil, que é considerado "um dos mais atuantes do município", segundo a articuladora de orientadores, supervisores e de professores de apoio pedagógico, Joseane Gerent Garcia.         

O grêmio estudantil da Guilherme Hanemann (Barra do Rio Cerro) não mede esforços quando o assunto é proteger o meio ambiente. Por isso, seus integrantes auxiliam a direção da escola na divulgação e nos trabalhos de coleta do projeto Livro Livre, que permite a troca de lixo reciclável por livros. "Esperamos que os grêmios estudantis possam não só melhorar o ambiente escolar e a aprendizagem dos alunos, mas, também, que essas crianças desenvolvam, cada vez mais, os princípios de liderança, responsabilidade e de socialização", complementa Joseane.    

Fonte: Joseane Gerent Garcia – articuladora de orientadores, supervisores e de professores de apoio pedagógico da Secretaria da Educação – (47) 2106-8125

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095