Mais uma comunidade rural de Guaramirim foi beneficiada pelo Programa Arca das Letras. Na tarde de ontem (22), os moradores do Poço Grande receberam sua biblioteca rural. O programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Banco do Brasil, chegou ao município por intermédio da Secretaria de Agricultura e Pecuária e Epagri.
Há um mês, foi entregue uma arca na comunidade João Pessoa. Na ocasião, o secretário de Agricultura e Pecuária, João Valdemiro Dalprá, havia anunciado a vinda de bibliotecas para três comunidades, uma delas o Poço Grande.
A arca conta com 225 volumes que incluem literatura juvenil e adulta, literatura infantil, livros técnicos e especializados, livros didáticos e de pesquisa, CDs, DVDs, e fitas de vídeo. Para o secretário, essa é uma oportunidade para a comunidade se unir, juntar livros que mantém em casa, e aumentar ainda mais esse acervo.
Moradora na localidade há 15 anos, Maria Klosowski Bruhmuller, será a agente de leitura da comunidade. De acordo com o programa, a agente de leitura recebe a arca em sua casa e assume a responsabilidade de fazer o controle dos empréstimos e monitoramento do material. "Vejo a leitura como um exercício. Como é necessário ginástica para o corpo, é preciso leitura para exercitar a mente", afirmou Maria.
O gerente do Banco do Brasil de Guaramirim Rui Salvian, marcou presença em mais uma entrega e ressaltou a importância de projetos como este. "Com a leitura podemos despertar nas crianças o interesse pelo estudo. São elas que estarão nos substituindo na sociedade", comentou.
A Secretaria parte para a busca de mais duas arcas. As comunidades beneficiadas deverão ser Tibagi e Vicente Bernardes.
Fonte: Secretário de Agricultura e Pecuária, João Valdemiro Dalprá – 9201-2128.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 243