Por iniciativa do vice-presidente, o vereador Lorival Demathê, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul presta homenagem, na sessão desta quinta-feira (24), aos 70 anos de fundação da Metalúrgica Menegotti, empresa familiar que se tornou uma das mais tradicionais de Jaraguá do Sul. O local da cerimônia será o plenário da Câmara.
Para personificar a homenagem, confirmaram presenças Sigolf Schünke e Cacilda Menegotti Schünke (genro e filha dos fundadores Maria Kanzler Menegotti e Erwino Menegotti) e seus filhos, Márcio Menegotti Schünke (responsável pela Menegotti Máquinas e Equipamentos) e Mércia Menegotti Ferreira Horn (responsável pela Menegotti Indústrias Metalúrgicas).
Fundada em 1940 pelo casal Maria Kanzler Menegotti e Erwino Menegotti, que com a ajuda de quatro funcionários produziam machados, enxadas, foices e faziam consertos de carroças em uma Jaraguá tipicamente rural e com um população de apenas dez mil habitantes, em apenas dez anos a empresa ampliou sua gama de produtos e triplicou as instalações.
Em 1963, o seu primeiro forno de fundição entrou em atividade, possibilitando a fabricação de outros produtos como turbinas hidráulicas e a prensa para a fabricação de tubos de concreto. Após quatro anos, houve investimentos massivos nos equipamentos da linha de produção e a Menegotti produziu sua primeira betoneira. A primeira de milhares que fizeram com que a Menegotti se tornasse líder no segmento na América Latina.
Com o falecimento de seu fundador, em 1983, Sigolf Schünke e a sua esposa, Cacilda Menegotti Schünke, assumiram a direção da empresa. No ano de 1988, iniciaram as atividades da divisão de Fundição da Menegotti, em Schroeder. Lá, montam um parque fabril moderno e com tecnologia de ponta.
O ano de 2003 foi marcado pela cisão do Grupo Menegotti. Hoje, com o nome de Menegotti Indústrias Metalúrgicas Ltda., a empresa é formada por duas unidades de negócio independentes: Menmaq e Menfund.