A Escola Cristina Marcatto (bairro Jaraguá Esquerdo) realiza nesta quinta-feira (1º), em dois períodos – a partir das 9h30 e das 13h30 -, na quadra de esportes da unidade de ensino, a apresentação das atividades desenvolvidas em sala de aula e exposição dos trabalhos feitos em conjunto com professores do projeto de leitura "Africanidade e Indígena". O evento, que conta com o envolvimento de 620 alunos do pré-escolar ao 9º ano e de 45 funcionários, reunirá mais de 20 apresentações culturais, além da Mostra "Bem-vindo à África".
Declamações de estrofes do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, pronunciadas por alunos do 6º ao 9º ano que estarão a bordo de um navio de madeira, abrirão a série de atrações do evento. O escritor baiano é considerado o "poeta dos escravos" devido aos seus vários trabalhos dedicados ao combate à escravidão. Além de declamações, danças e cantorias relacionadas à África e aos índios, estudantes e professores estão finalizando a montagem de 20 estandes na quadra de esportes da escola para abrigar a mostra, onde serão expostos diversos materiais e informações a respeito dos dois temas. Duas girafas de dois metros, feitas em madeirite pelos alunos, serão colocadas na entrada da exposição, que será acessada pelo público através de um túnel. Um dos destaques da exposição é uma maquete feita em argila do estádio Soccer City, principal complexo esportivo construído para a Copa de 2010 da África do Sul, localizado na maior cidade daquele país, Joanesburgo.
"Pretendemos resgatar a importância do negro e do índio na formação da cultura brasileira, despertando no aluno o interesse pela contribuição africana e indígena para a formação do país onde vivemos. É preciso tirar o estigma da relação única entre negro e escravidão. Precisamos ressaltar a rica cultura africana, a dança, o canto, a alegria, a religiosidade, entre outros aspectos. Esse projeto despertou a curiosidade das crianças. Eles estão vivenciando coisas novas. São informações que vão além do que diz os livros, que costumam destacar a escravidão do negro e nem sempre proporcionam o mesmo espaço aos aspectos culturais desse povo", revela a orientadora e articuladora das relações étnico-raciais da escola, Lenir Fátima Müller Bogo.
Algumas atrações do evento: – Declamações de estrofes do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves;
– Apresentação de capoeira com alunos do pré-escolar ao 9º ano do projeto Extra Classe;
– Desfile com roupas e adereços africanos e indígenas, como cangas, lenços, colares e pulseiras;
– Exposição e explicação de professores e alunos de como foram montados brinquedos africanos, usando madeira, cordas, tecidos e botões;
– Coreografia africana ao som da música "They Don't Care About Us", lançada em 1995 por Michael Jackson e gravada em parceria com o grupo baiano Olodum. O número será executado por cerca de 40 crianças, que se utilizarão de tambores construídos pelos próprios alunos.
– Apresentação de coreografias indígenas e africanas com o uso de máscaras confeccionadas pelos alunos. Música "Tu Tu Tu Tupi", de Hélio Ziskind e Ná Ozzetti.
Professores e alunos também apresentarão ao público outras informações sobre o povo africano, como a religiosidade, culinária trazida para o Brasil, localização da África através de mapa ilustrado elaborado pelos estudantes, roteiros de viagem para conhecer os principais pontos turísticos do continente, entre outras curiosidades. A criatividade dos alunos da Cristina Marcatto também pode ser conferida nos modelos de roupas africanas especialmente criados para vestir a Barbie, a mais famosa boneca do mundo. A Copa 2010 estará em evidência durante o evento. Cinco turmas do pré-escolar participarão de danças, munidas de indumentária africana, embaladas pela música "Morena de Angola" (Clara Nunes) e "Waving Flag" (K'naan). Os alunos também mostrarão aos visitantes um painel contendo tabela de jogos, percurso entre as cidades-sede da competição e as 32 bandeiras dos países participantes.
Fonte: Lenir Fátima Müller Bogo – orientadora e articuladora das relações étnico-raciais da Escola Cristina Marcatto – (47) 3370-7038 ou (47) 8446-3319
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095