Barra Velha confirma Tchê Campeiro na segunda edição da feira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Barra Velha confirmou para o período de 30 de julho a 1º de agosto a segunda edição da Feira da Integração Rural criada em 2009 para fomentar a produção agrícola local e proporcionar bons negócios ao homem do campo. Neste ano, uma novidade – a feira será deslocada para o centro da cidade, e acontecerá no Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, a qual possibilitará um evento de maior porte em relação ao promovido ano passado, na comunidade de Medeiros. E os dois bailes principais do sábado serão animados por Tchê Campeiro, uma das grandes bandas gauchescas do sul do País.  

O evento contará com Feira de Produtos Rurais, Festival de Música Sertaneja, exposição de carros antigos e motos, almoço típico e apresentações culturais. O secretário Eurico dos Santos quer ainda promover um café colonial e uma tarde dançante para a Terceira Idade, além de almoço e jantar típicos.

Eurico acredita que ao deslocar a feira para o centro da cidade, todas as comunidades rurais vão participar – ao contrário do ano passado, em que o evento se concentrou mais entre os agricultores de Medeiros e de Rio Novo. Já o prefeito Samir Mattar (PMDB) defende que a nova edição da feira de produtores rurais ofereça produtos rurais a preços acessíveis para o produtor rural.

Também será marcada a eleição de rainha e princesas da segunda edição, através da venda de votos. As interessadas devem representar as localidades do interior barra-velhense e poderão se inscrever na Secretaria de Educação e Cultura, com a diretora Jacinda Padilha, no fone 3446-7715. Já as inscrições para o festival de música sertaneja são feitas com Daniel Cunha, na Secretaria de Turismo, pelo fone 3446-1231.

A intenção do engenheiro agrônomo Tamio Kida, da Secretaria de Agricultura e Pesca, é divulgar o projeto de plantas nutracêuticas (antigamente conhecidas como plantas medicinais), e convidar as comunidades rurais para um desfile de tratores e implementos no dia 1º de agosto, com saída da rotatória da Avenida Santa Catarina. O local contará também com exposições de maquinários e implementos e degustação de produtos típicos. Os interessados na compra de espaços devem procurar a servidora Teresita Nichetti, na Secretaria de Agricultura, pelo fone 3446-7719.

A 1ª Feira da Integração Rural promovida em 2009, em Medeiros, foi bem sucedida, e a expectativa da Prefeitura agora é ampliar os negócios, ao trazer o evento para o centro da cidade. Em 2009, foram mais de 800 pratos servidos no almoço típico do domingo, dia 19 de julho, no salão comunitário de Medeiros, e atividades paralelas que chamaram a atenção de pelo menos dois mil visitantes. Verduras vendidas a um real, exposição de objetos antigos e o "Café Colonial Barravelhense" também foram destaques da primeira edição.

Mariane Tamanini dos Reis Cardoso, filha da professora Rosemir e de Mailton Cardoso, foi eleita a rainha de 2009, e agora irá passar sua faixa, juntamente com as princesas da edição passada, Jaqueline Godoy Dias, filha de Lucia e Amaurício Dias, e Fabíola Ana Souza, filha de Marcio e Sandra Delita Souza.  

2ª Feira da Integração Rural

Programação Oficial

Dia 30 de julho – sexta-feira

14h      – Feira de Produtos Rurais (vendas no local)

20h      – Abertura oficial e inauguração da Feira de Produtos Rurais

21h      – Festival de Música Sertaneja (inscrição gratuita na Secretaria de Turismo)

Dia 31 de julho – sábado

7h30    – Abertura da feira com venda de produtos rurais.

8h        – Exposição: produtos rurais – carros antigos e motos.

12h      – Gastronomia (almoço típico)

14h30  – Apresentações culturais

15h      – Café colonial

15h      – Tarde dançante da Melhor Idade – Tchê Campeiro

19h      – Gastronomia – (jantar típico)

19h      – Apresentação cultural – boi de mamão

22h      – Super Baile da Integração Rural 2010 – Tchê Campeiro

Dia 1º de agosto – domingo

7h30    – Abertura da feira com venda de produtos rurais

7h30    – Café colonial

8h        – Exposição – produtos rurais – carros (antigos) e motos

9h        – Desfile das localidades rurais (saída rotatória da av. Santa Catarina e chegada na feira)

10h      – Chegada do desfile e culto ecumênico

11h      – Abertura gastronomia (almoço típico)

14h      – Apresentações culturais

15h      – Eleição da rainha 

16h      – Café colonial

18h      – Domingueira

20h      – Encerramento

Fonte:

Eurico dos Santos

Secretário Municipal de Agricultura

Fone (47) 9181-5325


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527