No início do mês de julho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dos municípios, que em Corupá atingiu 5%. Ideb é um indicador calculado de dois em dois anos que avalia a qualidade da educação em escolas públicas por meio de fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
A direção, professores e alunos da Escola Municipal Aluísio Carvalho e da Escola Teresa Ramos podem comemorar o melhor número do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), alcançado em Corupá.
No ensino fundamental de 1ª a 4ª série, ambas atingiram 5,5% e nos anos finais de 5ª a 8ª série a Escola Aluísio atingiu 4,8 e a Escola Teresa Ramos ficou em 5,2%. Os índices ultrapassaram as metas projetadas pelo MEC que eram de 4,6% e 5,4% respectivamente.
Segundo a Chefe de Educação Marisa Kühl Judachewsky, a melhora no índice deve-se em razão dos encontros pedagógicos realizados nas escolas e da "liberdade que cada escola tem para trabalhar conteúdos dentro de sua realidade e necessidade", diz.
O índice do Ideb das escolas em Corupá ficou assim:
Escolas |
2005 |
2007 |
2009 |
4ªsérie/5º ano |
|
|
|
1- Aluísio Carvalho de Oliveira |
4,2 |
5,2 |
5,5 |
2- Francisco Mees |
4,4 |
4,4 |
4,3 |
3- José Pasqualini |
— |
4,2 |
5,0 |
4- São José |
4,5 |
4,4 |
5,1 |
5- Teresa Ramos |
5,0 |
5,1 |
5,5 |
|
|
|
|
8ªsérie/9º ano |
|
|
|
1- Aluísio Carvalho de Oliveira |
3,9 |
4,9 |
4,8 |
2- Francisco Mees |
4,2 |
4,9 |
4,2 |
3- São José |
— |
4,5 |
4,6 |
4- Teresa Ramos |
4,8 |
4,8 |
5,2 |
Geral rede municipal |
4,3 |
4,8 |
5,0 |
Geral rede estadual |
4,8 |
4,7 |
5,3 |
Geral Município |
4,5 |
4,8 |
5,0 |
O Ideb, criado pelo Inep em 2007, expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações, a possibilidade de resultados sintéticos, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente.
O indicador do Ideb de zero a dez é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. Quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da educação) para a educação básica, que estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0, média correspondente a sistemas educacionais de qualidade comparáveis a dos países desenvolvidos.
Mais informações: 3375-1399