A Prefeitura de Barra Velha convoca a comunidade para a segunda audiência pública visando a divulgação dos estudos de propostas do plano de saneamento básico relativo aos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário do município.
Esta convocação, feita pelo prefeito Samir Mattar (PMDB), dá-se em cumprimento ao princípio da transparência e nos termos que dispõe o artigo 19 parágrafo 5º da Lei 11.445/2007. A audiência pública divulgará estudos e propostas do plano de saneamento no próximo dia 16 de julho, às 18h, no salão paroquial da Igreja Matriz – Paróquia Divino Espírito Santo, a partir das 18h, na rua Paraná, 301, centro.
Esta será a segunda audiência sobre o tema. Na primeira oportunidade, o consultor Paulo Mência, da Ampla Consultoria, de Florianópolis, comandou uma palestra no último dia 27 de maio. A reunião contou com a participação de cerca de 60 pessoas e também do prefeito Samir, igualmente no salão paroquial da Igreja Matriz. Paulo Mência fez um diagnóstico do sistema de abastecimento de água existente em Barra Velha e as necessidades para implantar esgotamento sanitário no município.
A Ampla Consultoria, responsável pela audiência, é a vencedora da licitação e será a empresa que vai desenvolver esse plano, prevendo a questão do saneamento na área urbana de Barra Velha nos próximos 30 anos. O Governo Federal exige que todos os municípios elaborem seus planos de saneamento até o final deste ano de 2010.
Segundo o consultor, atualmente Barra Velha possui uma Estação de Tratamento de Água com capacidade de tratar 170 litros por segundo na alta temporada – volume que já não seria mais o suficiente devido à crescente demanda local, principalmente na alta temporada.
Mência avaliou e apresentou toda a estrutura atual do sistema de Barra Velha, adiantando aquilo que a consultoria Ampla considera em condições adequadas, e alertando para o que precisa ser reformado ou reestruturado no município. Para Marcio, as fontes de captação não vão durar mais do que 10 anos no ponto atual, e Barra Velha terá de optar por outra área a fim de garantir seu abastecimento.
Fonte:
Susana Perinotti Borba
Secretaria de Administração
Fone (47) 3446-7709
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527