A equipe de recenseadores selecionada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para atuar em Barra Velha a partir do mês de agosto, durante o Censo 2010, está na finalização do treinamento para o trabalho que será desenvolvido no município. A informação é do agente censitário municipal Alissom Mariano Nascimento, que coordena o grupo de trabalho que contará com 28 pessoas no total, distribuídas nas 41 regiões em que a cidade de Barra Velha foi dividida pelo IBGE.
Segundo Alissom, serão dois meses iniciais de trabalho visitando os domicílios barra-velhenses. A estimativa do IBGE em 2009 apontou uma população de 19.861 pessoas em Barra Velha. Os números de 2010 vão apontar o crescimento populacional do município e ainda redefinir medidas como o repasse de recursos federais para a cidade.
Atualmente, em fase de treinamento, estão 26 recenseadores convocados pelo instituto. Deste total, 24 serão chamados ao serviço após um teste que acontece no próximo sábado, dia 24. Os treinos acontecem em sala cedida pelo Centro de Ensino Fisk, na rua Paraná, no centro de Barra Velha. Já o escritório de atendimentos da equipe do IBGE será junto da atual sede da Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema), também na rua Paraná e resultante de uma parceria com a Prefeitura.
Segundo o agente censitário, o início das visitas em Barra Velha será no dia 1º de agosto, assim como em todos os domicílios do Brasil. Alissom dá orientações sobre como identificar os responsáveis pelas entrevistas: eles vão trajar colete e boné personalizados do Censo 2010, crachá de identificação com foto e um computador de mão. Para dúvidas, há o telefone 080-721-8181.
Processo informatizado
Para visitar os cerca de 58 milhões de domicílios do país, com a meta de coletar informações sobre a vida dos brasileiros, os recenseadores contarão com uma ferramenta tecnológica: o computador de mão, um pequeno aparelho azul, onde serão inseridas as respostas dos questionários do IBGE, que, antigamente, eram preenchidos a mão.
"Não haverá papel nesse censo", reforçou a coordenadora operacional do Censo 2010, Maria Vilma Salles. Segundo ela, esse computador será o principal instrumento de identificação dos recenseadores.
Para evitar problemas e conseguir informações de qualidade, o curso que acontece em Barra Velha está explicando como os recenseadores devem se apresentar nas casas. O foco é na abordagem, que poderá ser feita inclusive nos fins de semana ou no horário noturno, naqueles casos em que o morador não estiver disponível durante o horário comercial.
Fonte:
Alissom Mariano Nascimento
Agente censitário municipal
Fones: (047) 9946-0678
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527