You are currently viewing Pesquisa procura deter praga da palmeira

Pesquisa procura deter praga da palmeira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A principal praga que atinge as plantações de palmáceas é um inseto chamado rhinchophorus palmarum, mais conhecido como broca-de-olho-das-palmeiras. Para deter os estragos nas propriedades agrícolas de Guaramirim, a Secretaria de Agricultura e Pecuária realiza um pesquisa com armadilhas feitas de garrafa pet com a intenção de fazer o controle biológico destes insetos.

A armadilha é simples e de baixo custo: três garrafas são encaixadas uma as outras, e dentro delas é colocado pedaços de cana-de-açucar ou palmeira, que atraem o inseto. A inspeção é feita a cada oito dias. "Fazemos então a contagem e eliminação dos insetos e também para a troca de material atrativo das armadilhas", conta o engenheiro agrônomo, Alan Ferraz Lemke.

Além da economia para os agricultores, o uso destas armadilhas contribui para a preservação do meio ambiente. As garrafas são reutilizadas e o produtor não usa agrotóxicos em sua plantação.

Os trabalhos vão continuar até o final do ano, para que a equipe conheça a época do ano onde há maior incidência da praga e assim determinar o melhor período de controle. A pesquisa é realizada desde fevereiro deste ano na Fazenda Guarantã, no bairro Quati.

Os interessados em desenvolver este trabalho devem procurar a Secretaria de Agricultura e Pecuária ou entrar em contato pelo telefone 3373-0247.

Fonte: engenheiro agrônomo, Alan Ferraz Lemke – 3373-0247.


Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205
natalia@guaramirim.sc.gov.br