Na próxima segunda-feira (09) começa a segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos.
Em Guaramirim todos os postos de saúde estarão realizando a imunização até o dia 20 de agosto. Mesmo as crianças que não tomaram a primeira dose, podem e devem tomar a segunda.
Em Guaramirim a meta é alcançar 2.333 de um total de 2.456 crianças. Para isso, as equipes da saúde estarão durante todo o período de vacinação fazendo a imunização nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas Municipais. Para se informar sobre o roteiro os pais podem obter mais informações nas unidades de ensino.
Dia 14 de agosto será o dia "D" da Campanha e em Guaramirim será montada uma estratégia de atendimento para atingir o maior número de pequenos. Todos os postos farão plantão das 8h às 17 horas e também serão montados dois pontos de vacinação, um na Praça Cantalício Érico Flores, no centro, e outro no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 280. Os pais devem levar a caderneta de vacinação e aproveitar para atualizá-la.
A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde.
Não há contra-indicações absolutas à administração da vacina oral contra a poliomielite, evitando-se, entretanto, a vacinação de crianças nas seguintes situações:
– Hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina.
– Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º C, diarréia e/ou vômito é recomendado o adiamento da vacinação;
– A vacina contra a poliomielite não deve ser administrada em crianças com deficiência imunitária primária ou com resposta imune suprimida pelo tratamento, leucemia, linfoma de malignidade generalizada.
O objetivo dos dias nacionais de vacinação contra a poliomielite é contribuir efetivamente para manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.
É fundamental vacinar em cada etapa da campanha 95% dos menores de cinco anos, em pelo menos, 80% dos municípios do país. No Brasil, deverão ser vacinadas 14.668.912 crianças, enquanto em Santa Catarina a meta é vacinar 408.514.
Este é o 31º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, 21º ano sem a doença no país. O Brasil está livre do poliovírus desde 1989, o último caso da doença foi registrado no município de Souza, na Paraíba, e assim deve-se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Os Dias Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite no Brasil tiveram início no ano de 1980 e devem ser aproveitadas ao máximo, para a garantia da não reintrodução da doença em nosso país.
Fonte: Coordenadora da Campanha, enfermeira Maria Fernanda Pacher – 9934 4174
Secretária da Saúde, Aline Mainardi – 92096123
Secretaria da Saúde – 3373 6255
Ana Cenatti
Jornalista (SC 03277-JP)
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Guaramirim
47 92011689 / 3373 0247 ramal 243