A Secretaria da Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, comunica que a Unidade Sanitária Central (Rua Reinoldo Rau, 123 – Centro) terá atendimento ao público aos sábados para vacinação e teste do pezinho. A unidade municipal atenderá das 7 às 12 horas, a partir do próximo sábado (7).
O gerente da Vigilância em Saúde, Walter Clavera, reforça a importância de oferecer à comunidade horários alternativos: "Muitos munícipes não tem como vir à unidade durante a semana para se vacinar ou trazer seus filhos para fazer o teste do pezinho. Com a ampliação do horário de atendimento, facilitamos o acesso a esses serviços e, desta forma, trabalhamos a prevenção em saúde".
"A maneira mais eficaz de se prevenir contra diversas doenças, como poliomielite (paralisia infantil), tuberculose, rubéola e febre amarela, entre outras, é a vacinação. Ao se vacinar, a pessoa passa a ter proteção (anticorpo) e torna-se imunizada. Por isso, é preciso manter as vacinas em dia e guardar a carteira de vacinação, que é um documento tão importante quanto a carteira de identidade. É através dela que as vacinadoras avaliam se o esquema vacinal está em dia", salienta a supervisora de Imunização, Ana Kneipp.
Outro serviço oferecido pela Unidade Sanitária Central nas manhãs de sábado é a triagem neonatal (teste do pezinho). Toda criança tem o direito ao teste, que é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido e deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê. É por meio deste teste que se detectam seis doenças: hiperplasia adrenal congênita, hemoglobinopatia, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística e deficiência da biotinidase. Quando diagnosticadas a tempo, essas doenças permitem o tratamento adequado e, por consequência, um futuro mais saudável para a criança. Para fazer o teste do pezinho os pais devem procurar a Unidade Sanitária Central e levar a Caderneta de Saúde da Criança, que é fornecida pelo hospital onde ocorreu o nascimento.
Mais informações pelo telefone (47) 3276-8914.
Fontes: Walter Clavera – gerente de Vigilância em Saúde – (47) 3276-8917; e Ana Kneipp – supervisora de Imunização – (47) 3276-8914
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095