Após 16 apresentações entre palestras, workshops ou mini-cursos, a cozinha experimental do 2º Festival Gastronômico de Barra Velha contabiliza sucesso de público e avaliação dos participantes. Até agora, a média de participação na cozinha foi de 90%, contemplando a quase totalidade das 24 vagas oferecidas. Em várias ocasiões, segundo informa Norbert Donau, um dos proprietários dos cinco estabelecimentos gastronômicos organizadores do evento, a cozinha lotou, mesmo em dias de chuva e de frio.
Desde o dia 31 de julho, início do evento, já são mais de 260 participantes, que aprenderam detalhes sobre produção de diversos pratos e receberam também orientações sobre vinhos e cervejas. A expectativa é de lotar ainda mais a cozinha, instalada na Praça Lauro Carneiro de Loyola nos próximos dias, já que o Festival de Gastronomia se estende até dia 30 deste mês, e em praticamente todos os dias, há programação na praça da lagoa.
Nesta terça-feira, dia 10, às 15h, um confeiteiro da empresa Nestlé apresenta uma palestra sobre a produção de bolos confeitados, com degustação. Este chefe da Nestlé ficará na praça das 15h às 18h, e está, segundo os organizadores, no Guinness Book devido à produção do maior ovo de chocolate já feito. Também neste dia 10, às 18h, é a vez do confeiteiro-chefe Daniel Mazzarolo, da Confeitaria Doce Sabor, de Barra Velha, falar sobre "A Arte de Fazer Tortas". A palestra também terá degustação.
Na quarta-feira, dia 11, às 15h30, o restaurante Tudo Alles Blau, através da chefe Lucimara, promove uma aula especial de produção de panquecas salgadas, vegetarianas e doces, seguida da palestra do Restaurante Butiá, às 18h, com a chefe Ane Marcatto e a produção de pratos exóticos com carne de rã. Ambas as aulas terão degustação no final.
Na cozinha, já foram ministradas palestras ou cursos sobre vinhos, cervejas, produção de feijoadas de frutos do mar, panificação e uso de óleos e gorduras. Todas as inscrições para o espaço experimental do festival são gratuitas e podem ser feitas com Edegard, pelo fone 8414-7008. E Norbert Donau e a também organizadora Paula Scherner destacam que já estão coletando dados sobre o perfil dos participantes do festival. Já se sabe que boa parte dos integrantes da cozinha experimental são comensais de outras cidades que vêm a Barra Velha participar do evento, que tem apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura local.
Moradores do município também tem marcado presença, como o professor e pesquisador José Carlos Fagundes, que esteve no workshop de vinhos e aprovou. Segundo Fagundes, a impressão dos participantes acerca da cozinha e dos pratos criados especialmente para o festival tem sido muito positiva.
Vale lembrar que há cinco pratos especialmente preparados para este festival – a Sororoca do Festival, a Combinação Doce Sabor, o Festival de Fondue, o Côngrio Netuno e a Saltimboca de Mignon. Estes pratos são servidos nos restaurantes participantes da promoção – o Siri Restaurante, a Confeitaria Doce Sabor, o Tudo Alles Blau, o Capitão Chopp e o Butiá.
Fonte:
Paula Scherner
Organização – 2º Festival de Gastronomia de Barra Velha
Fone (47) 3446-0806 / 8852-5855
Norbert Donau
Organização – 2º Festival de Gastronomia de Barra Velha
Fone (47) 3457-6947
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527