A Escola Ribeirão Molha, do bairro Rio Molha, promove nos dias 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira) de agosto, no Parque Municipal de Eventos, a 18ª edição do espetáculo "Folguedo do Boi de Mamão". As coreografias, que contarão com a participação de aproximadamente 70 estudantes do 4º ao 9º ano e de cinco ex-alunos, serão apresentadas às 9h30, 15 horas e 19h30 no dia 24, e 9h30 e 15 horas no dia 25. O evento conta com o apoio de funcionários, alunos, professores, diretoria e da Associação de Pais e Alunos (APP) da unidade de ensino, além da Secretaria da Educação e da Fundação Cultural. A coordenação geral é da diretora da escola, Rosana Maria Costa. O valor do ingresso é de R$ 2,00. De acordo com os organizadores, no ano passado cerca de quatro mil pessoas assistiram ao espetáculo no Ginásio de Esportes Arthur Müller.
Segundo Rosana, a escola teve dois momentos importantes para dar continuidade a essa tradicional manifestação cultural. "Em 2003, criamos o projeto 'Auto do Boi de Mamão', que nos possibilitou o engajamento efetivo de alunos e funcionários. Os ensaios e estudos geraram a criação de personagens e a produção de números teatrais referentes à história folclórica do Boi de Mamão. Já em 2007, recebemos verbas do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte (Seitec). Com este recurso, foi possível contratar professores para aulas de teatro e de percussão, adquirir instrumentos musicais, mesa de som, caixas acústicas, microfones e fiação. Além disso, pudemos realizar viagens de intercâmbio, apresentações em outras comunidades de Jaraguá do Sul e em outros municípios de Santa Catarina" explica a diretora.
A dança do Boi de Mamão é originária da região Nordeste do Brasil e envolve cantoria, decoração e trajes coloridos e personagens em torno da morte e ressurreição de um boi. Na maioria das coreografias, o boi entra na roda e o puxador (ou chamador) canta em versos tradicionais e improvisados, chamando a atenção do animal e comanda a entrada dos personagens durante a apresentação, entre os quais, a Maricota (boneca de mais de três metros de altura), a Bernunça (espécie de dragão com boca de jacaré), o médico, o cavalo, a cabra, o urubu, entre outros. Em Santa Catarina, as apresentações são comuns nos municípios litorâneos, entre os quais, Florianópolis, São Francisco do Sul, Itajaí e Laguna.
Agendamentos de grupos que desejam assistir às apresentações devem ser feitos com a secretaria da escola, pelo telefone (47) 3370-9614.
Fonte: Rosana Maria Costa – diretora da Escola Ribeirão Molha – (47) 3370-9614
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095