You are currently viewing “Folguedo do Boi de Mamão” será no dia 24 de agosto no Parque Municipal de Eventos

“Folguedo do Boi de Mamão” será no dia 24 de agosto no Parque Municipal de Eventos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Escola Ribeirão Molha, do bairro Rio Molha, promove nos dias 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira) de agosto, no Parque Municipal de Eventos, a 18ª edição do espetáculo "Folguedo do Boi de Mamão".  As coreografias, que contarão com a participação de aproximadamente 70 estudantes do 4º ao 9º ano e de cinco ex-alunos, serão apresentadas às 9h30, 15 horas e 19h30 no dia 24, e 9h30 e 15 horas no dia 25. O evento conta com o apoio de funcionários, alunos, professores, diretoria e da Associação de Pais e Alunos (APP) da unidade de ensino, além da Secretaria da Educação e da Fundação Cultural. A coordenação geral é da diretora da escola, Rosana Maria Costa. O valor do ingresso é de R$ 2,00. De acordo com os organizadores, no ano passado cerca de quatro mil pessoas assistiram ao espetáculo no Ginásio de Esportes Arthur Müller.

Segundo Rosana, a escola teve dois momentos importantes para dar continuidade a essa tradicional manifestação cultural. "Em 2003, criamos o projeto 'Auto do Boi de Mamão', que nos possibilitou o engajamento efetivo de alunos e funcionários. Os ensaios e estudos geraram a criação de personagens e a produção de números teatrais referentes à história folclórica do Boi de Mamão. Já em 2007, recebemos verbas do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte (Seitec). Com este recurso, foi possível contratar professores para aulas de teatro e de percussão, adquirir instrumentos musicais, mesa de som, caixas acústicas, microfones e fiação. Além disso, pudemos realizar viagens de intercâmbio, apresentações em outras comunidades de Jaraguá do Sul e em outros municípios de Santa Catarina" explica a diretora. 

A dança do Boi de Mamão é originária da região Nordeste do Brasil e envolve cantoria, decoração e trajes coloridos e personagens em torno da morte e ressurreição de um boi. Na maioria das coreografias, o boi entra na roda e o puxador (ou chamador) canta em versos tradicionais e improvisados, chamando a atenção do animal e comanda a entrada dos personagens durante a apresentação, entre os quais, a Maricota (boneca de mais de três metros de altura), a Bernunça (espécie de dragão com boca de jacaré), o médico, o cavalo, a cabra, o urubu, entre outros. Em Santa Catarina, as apresentações são comuns nos municípios litorâneos, entre os quais, Florianópolis, São Francisco do Sul, Itajaí e Laguna.

Agendamentos de grupos que desejam assistir às apresentações devem ser feitos com a secretaria da escola, pelo telefone (47) 3370-9614.

Fonte: Rosana Maria Costa – diretora da Escola Ribeirão Molha – (47) 3370-9614

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095