Arquivo Histórico reabre amanhã em novas instalações. Empresas da região podem ajudar na conservação de documentos através da compra de um escâner planetário
Aconteceu hoje uma apresentação aos órgãos de imprensa do novo prédio do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul Eugênio Victor Schmöckel. A reabertura oficial acontece amanhã. O prédio mudou da Rua Ida Bona Rocha, no Centro (antigo local da biblioteca municipal), para a Rua Walter Marquardt, 1.725, no bairro Barra do Rio Molha, em frente à empresa Brimadec. As novas instalações proporcionaram mais ventilação, menos calor e umidade, além de um espaço mais amplo, facilitando a organização dos documentos arquivados.
O acervo do arquivo conta com cerca de 10 mil jornais datados desde 1919, cinco mil livros ligados à história do município, do estado e do Brasil, 1.500 projetos arquitetônicos de edificações públicas, 80 mil fotografias, 200 mapas, 1,2 mil audiovisuais como CDs, DVDs e VHS, além de documentos de recursos humanos e de protocolo da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Entre as preciosidades que podem ser encontradas, um título definitivo de propriedade, datado de 1904, transferindo um terreno na região atual de Nereu Ramos do sr. Domingos da Nova para a sra. Rosa Gonçalves.
Outro documento é um livro escrito à mão que registra os pagamentos de imposto sobre exploração agrícola e industrial, do período de 1962 a 1965, que registra todos os pagamentos dos moradores de Jaraguá do Sul. As leis municipais também eram registradas à mão em um livro. Num deles, de 1945 – ano do término da Segunda Guerra, a Lei Municipal nº 140, que dispõe sobre a "admissão de pessoal extranumerário na Prefeitura de Jaraguá do Sul". Havia possibilidade de contrato como mensalista, horista, tarefeiro (que fazia manutenção de estradas). Todos esses documentos agora contam com um espaço de 1.200 m², com ampla ventilação e iluminação. Há salas específicas para o atendimento a pesquisadores, área de higienização de documentos, restauração, processamento técnico e administração, além de um amplo estacionamento.
A historiadora Silvia Regina Toassi Kitta, que trabalha no arquivo há 16 anos, comemora a mudança e já faz planos para melhorar ainda mais a organização e a conservação dos documentos históricos. A elaboração de um índice de localização deve acontecer até o final do ano. O índice vai agilizar a busca por títulos em todo o espaço do prédio. Para poder organizar o índice, de setembro a dezembro deste ano o arquivo histórico vai atender o público somente no período da tarde, das 13 às 17 horas. Situações de emergência serão atendidas por telefone e e-mail (no final do texto).
Para evitar o manuseio excessivo de documentos antigos, que se deterioram com facilidade, a equipe do arquivo pretende adquirir um escâner planetário, que custa aproximadamente R$ 82 mil e pode ser doado por empresas da região, que contarão com a Lei Rouanet de incentivo à cultura. "Quando manuseamos um jornal de quase cem anos, por exemplo, acabamos prejudicando o estado de conservação dele. Com o equipamento, vamos poupar muitos documentos que ajudam a escrever a história de Jaraguá do Sul e região", afirma Silvia. Empresas interessadas em ajudar na aquisição do escâner devem entrar em contato com a equipe até o final do ano. O telefone do arquivo histórico é (47) 3275-1300 e o e-mail é arquivohistorico@jaraguadosul.com.br.
Fonte: Silvia Regina Toassi Kitta – coordenadora do Arquivo Histórico – (47) 3275-1300.
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
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