No dia 1º de Setembro foi aberta a Semana da Pátria, em solenidade realizada em frente a Prefeitura Municipal, e contou com a presença de alunos e professores estaduais e municipais, Prefeito,Vice-Prefeito, Vereadores, Secretários Municipais, Diretores de Escolas, autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas, Presidentes de Associções, de Sindicatos e demais entidades, servidores públicos e comunidade em geral.
Durante a solenidade os alunos fizeram apresentações culturais relacionadas com a Independência do Brasil.
Pátria vem (do latím "patris", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história. … Portanto, podemos dizer que Pátria é formada não apenas pelos acidentes geográficos que desenham a paisagem nos olhos, mas pelas pessoas, pela solidariedade, pelo vínculo profundo entre os seres humanos que vivem em espaço territorial comum e que renovam o seu pacto de brasilidade.
A semana da Pátria nos remete a pensar nos acontecimentos da Independência do Brasil, mas é sempre importante nos questionar: o que foi essa independência?
A Independência, foi, antes de tudo, um processo histórico, vários acontecimentos que foram se sucedendo. Podemos assim dizer que o processo de Independência do Brasil iniciou-se com a vinda da família real ao Brasil em 1808. Até 07 de setembro de 1822 foram anos de caminhada e de interesses que foram se concretizando.
Hoje somos o que somos: brasileiros, um povo com anseios, vontades, dificuldades, enfim somos parte desse grande Brasil que chamamos de Pátria, o qual devemos aprender a conhecer, respeitar para amar.
Todas as vezes que os brasileiros, nativos ou não, lutaram pela liberdade, houve aqui a pátria. Por isso, nesta semana, lembramos todos que, antes de nós, com sua vida e seus sentimentos, fizeram pátria em nossa terra.