Uma festa cada vez mais abrangente e que já ultrapassou os limites de um evento macrorregional. Assim é a Festa Nacional do Pirão, encerrada nesta terça-feira, dia 7 de setembro, em Barra Velha, a qual atingiu a marca de 80 mil visitantes, repetindo o sucesso do ano passado, segundo a avaliação da Prefeitura local, promotora do evento. Em 2010, a festa confirmou que é de fato uma promoção que repercute não apenas no norte catarinense, mas também no Paraná, devido ao feriado estendido em Curitiba, que faz com que os turistas paranaenses se desloquem em peso para a cidade.
A festa, promovida novamente no entorno do campo do Figueirão e ao lado do Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, na rua Paraná, ofereceu gastronomia variada com base no pirão – pirão de frango, com churrasco, com lingüiça, com camarão crocante, peixe frito ou paella estavam entre as opções – variedade gastronômica que entusiasmou o comerciário Albano Mayer, residente em Curitiba. "A cada ano, a comida está melhor", avaliou ele, que há quatro anos marca presença na tradição. "Só que é preciso aumentar a área gastronômica, devido ao tempo de espera pelo prato", sugeriu.
Além da parte gastronômica, que teve a área de alimentação forrada neste ano, as atrações culturais e os shows nacionais chamaram atenção, segundo destaca Douglas Costa, secretário de Turismo local. A abertura, com direito à presença da Orquestra Sinfônica Catarinense, dentro do Circuito Catarinense de Orquestras, foi, segundo muitos, a mais bonita que a festa já teve, devido à apresentação do maestro José Nillo Valle, em quase duas horas de espetáculo e 70 músicos, que foram do erudito ao popular, passando pelo chorinho e pelo sertanejo.
Entre os shows nacionais, Barra Velha foi sacudida por atrações de peso, como a apresentação dos clássicos de Chitãozinho e Xororó, no sábado, dia 4, e de Guilherme e Santiago, no encerramento, terça-feira, dia 7 – aliás, Guilherme e Santiago proporcionaram o maior show em termos de cenografia, som, telões e luzes de todas as edições já promovidas. O cronograma de shows foi reforçado ainda com o DJ Fabrício Peçanha, a banda gospel Filhos do Homem, e bandas gauchescas de peso, como Chiquito e Bordoneio e Nativos.
A festa trouxe também um dos melhores rodeios do Brasil – a Companhia Cesar Paraná, de Barretos – SP, com direito a um espetáculo de fogos inéditos durante os dias da competição. "A abertura do rodeio foi a mais emocionante que tivemos", avalia Conceição Freitas, presidente da Fundação Municipal de Turismo. No palco cultural, atrações locais como o grupo Alma Açoriana e o boi-de-mamão do grupo Mestres Janguinha e Pedro Inácio, além do concurso de comilão de pirão, que terminou com a vitória de Gildo Silva, de Blumenau. Ele faturou brindes e R$ 100 em dinheiro na brincadeira mais divertida do evento, que premia o comedor de pirão mais rápido do país.
No último dia do evento, o prefeito Samir Mattar (PMDB) acompanhou de perto, juntamente da primeira-dama Lení, o show de Guilherme e Santiago, e ao final, fez um convite para a festa dos 50 anos de Barra Velha, no próximo dia 7 de dezembro, anunciando dois shows nacionais gratuitos na semana do cinqüentenário, a serem definidos.
Fonte:
Secretaria Municipal de Turismo
Douglas Elias da Costa – Secretário
Fones (47) 3446-1231 ou 9179-1290
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527