You are currently viewing Festival de Gastronomia encerra com mais de 1.200 participantes

Festival de Gastronomia encerra com mais de 1.200 participantes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Um total de 1.279 pessoas se envolveu diretamente com as promoções e atrações do 2º Festival Gastronômico de Barra Velha. É o que revela a comissão organizadora do evento, promovido entre 30 de junho e 31 de agosto deste ano, e que na sexta-feira, dia 10 de setembro, concluiu a contabilização final do projeto, promovido por um Núcleo de Gastronomia que reuniu cinco estabelecimentos gastronômicos do município.

Segundo os restaurantes promotores, Capitão Chopp, Tudo Alles Blau, Siri e Butiá, e ainda a Confeitaria Doce Sabor, foram 577 visitantes nos cinco estabelecimentos durante todo o mês de agosto, e outros 702 participantes da Cozinha Experimental, novidade trazida em 2010. De acordo com Norbert Donau e Paula Scherner, organizadores, o incremento de visitas aos restaurantes da promoção foi de 20% a mais em relação ao ano passado.

Joinville foi a cidade que mais prestigiou a gastronomia de Barra Velha – somando 186 visitantes. A anfitriã Barra Velha marcou presença com 147, e em terceiro lugar ficou Curitiba, com 44 participantes, além da vizinha Balneário Piçarras, com 42. Jaraguá do Sul ficou com a quinta colocação, com 28 participantes, e em seguida vieram Itajaí e Brusque (15 visitantes cada), Blumenau (14), São João do Itaperiú e Balneário Camboriú (10 visitantes cada), Balneário Barra do Sul e Camboriú (9 visitantes cada). Houve ainda registro de visitantes de Florianópolis, Navegantes, Itapema e até mesmo paulistas, goianos e paranaenses de cidades como Foz do Iguaçu.

A Cozinha Experimental promoveu, gratuitamente, 37 oficinas para seus 702 participantes, em seu espaço gastronômico instalado na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no centro de Barra Velha. O coordenador, Edegard Arruda, destaca que os pratos ensinados foram desde opções à base da banana, até mesmo criações gastronômicas sofisticadas, como pratos com carne de rã e com salmão. "Também ensinamos a produzir tortas, usar o óleo e a gordura, produzir feijoadas, fondues, peixes, entre outros", acrescenta. A visita de chefs renomados – até mesmo integrantes do Guinness Book – foi outro ponto positivo. O evento teve apoio da Prefeitura de Barra Velha e da iniciativa privada.

Pesquisa aponta satisfação

Além dos números expressivos de participação, o festival também distribuiu fichas de avaliação para os participantes que aprovaram os pratos criados para o mês de agosto. Dos 577 participantes, 30% ficaram sabendo do evento através de amigos, e 21% através dos 20 mil livretos de programação distribuídos na cidade e região. 33% do total de visitantes vieram para Barra Velha exclusivamente para degustar os pratos criados. Mais da metade (52%) vieram ao festival pela primeira vez, e 86% classificaram o atendimento dos quatro restaurantes e da confeitaria como "ótimo".

"Também é interessante apontar que 80% aprovaram a apresentação do prato, e 99% adiantaram que vão voltar em próximas edições do festival", observa Norbert, contabilizando ainda a venda de mais de 900 pratos do cardápio exclusivo. Na sexta-feira, dia 10, a organização também premiou os clientes Claudio Antônio Soares, Orlei Negrello Filho (ambos de Barra Velha) e Gilberto Fausel, de Balneário Piçarras. Claudio Soares, primeiro colocado, recebeu R$ 1.500,00 em bônus para gastar nos cinco estabelecimentos.

"Fiquei muito feliz com a notícia do prêmio", destacou. "Sou cliente dos restaurantes do festival e achei bacana a iniciativa". Simultaneamente ao festival, ocorreu a mostra fotográfica sobre a pesca artesanal do município, numa iniciativa do Foto Clube de Barra Velha, que decorou o espaço da Cozinha Experimental com as imagens barra-velhenses e premiou fotógrafos locais. Segundo Ezekiel Gringo, presidente do Foto Clube, a intenção foi incentivar criações fotográficas sobre a cidade. Os premiados foram Elemar José Zoz, com um retrato sobre o amanhecer na orla do Tabuleiro, Michel Suter Guepert, com uma imagem relacionando a gaivota com o mar, e Juliana Bastos, com uma imagem da região da Península em Barra Velha, entre a lagoa e o mar.

Ranking das cidades participantes

Joinville                         186

Barra Velha                    147

Curitiba                          44

Balneário Piçarras          42

Jaraguá do Sul               28

Itajaí                              15

Brusque                         15

Balneário Camboriú        10

São João do Itaperiú       10

São Paulo                      9

Balneário Barra do Sul    9

Brusque                         9

Camboriú                       9

Navegantes                    8

Florianópolis                   7

Itapema                          5

Penha                            5

São Bento do Sul            3

Goiânia                          3

Mafra                             2

Biguaçu                         1

Gaspar                           1

Itapema                          1

Maringá                         1

Corupá                           1

Rio Negrinho                  1

Fonte:

Norbert Anton Donau

Comissão Organizadora

Fones (47) 3457-6947


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527