You are currently viewing Geólogos da UFPR apresentam relatório sobre tremores na Tifa Theilacker e na Vila Lenzi

Geólogos da UFPR apresentam relatório sobre tremores na Tifa Theilacker e na Vila Lenzi

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A prefeita Cecília Konell recebeu na última terça-feira (14), em seu gabinete, os geólogos Renato de Lima e Luis Mantovani, do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), divisão de estudos vinculada à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os especialistas vieram ao município para apresentar o primeiro relatório das visitas a campo realizadas no mês de julho deste ano na Tifa Theilacker e no bairro Vila Lenzi. Nesses locais, foram registrados, em fevereiro, estrondos e tremores de terra.

Segundo Lima, "os estudos não apresentaram indicações de riscos iminentes, mas exigem ações para o seu enfrentamento. Os tremores, sentidos pelos moradores, são semelhantes a movimentos sísmicos, que podem ser decorrentes de vários fatores, entre os quais, vibrações de um caminhão transitando por uma via, detonações de rochas, deslizamentos de pedras e encostas, trabalhos de rolo compactador durante pavimentação de ruas, bem como movimentos da crosta terrestre. Essas manifestações são vibrações do solo que passam a sensação de tremor, porém, não estão vinculadas, necessariamente, a terremotos. Não há relação entre os eventos da Tifa Theilacker e da Vila Lenzi. Identificamos, na Tifa Theilacker, movimentos de terra nas encostas. Ações humanas, como abertura de cortes nos morros, aterros nas montanhas, terraplenagem e instalações de açudes, podem estar colaborando para a ocorrência de movimentação do solo. Devido a essa possibilidade, há necessidade de mapeamento detalhado de risco naquela região, bem como monitoramento geodésico (acompanhamento topográfico numa escala de precisão adequada de pequenos deslizamentos de solo e de rocha)".

Já na Vila Lenzi, na área onde funcionou um lixão durante mais de 20 anos, a causa provável dos estrondos e tremores pode estar relacionada à emissão de gases. "Como não existe informação de outros causadores de eventos, como detonações de rochas e execução de obras, esses estrondos relatados por moradores provavelmente se originam da ignição, espontânea ou provocada, de fase gasosa proveniente de fontes locais. Precisamos monitorar a emissão desse gás, construir drenos e queimadores. Novos estudos, como sondagens e ensaios de laboratório, apontarão como será implantado os sistemas de drenagem, de chorume e de gases, a quantidade necessária de queimadores e a situação atual das acomodações internas do lixão. Esse estudo servirá para nos mostrar, inclusive,  para qual fim aquela área pode se destinar", explica Renato.  

No final do encontro, a prefeita convidou os geólogos do Cenacid a comparecerem a uma das reuniões semanais do Colegiado (reunião com todos os secretários) para que sejam apresentados detalhes técnicos do relatório e as alternativas de resposta aos eventos ocorridos nas duas localidades. Lima sugeriu um estudo científico a ser desenvolvido na Tifa Theilacker e na Vila Lenzi pelos acadêmicos do curso de geologia da UFPR. A prefeita demonstrou interesse na proposta e prometeu levar todas as sugestões do geólogo do Cenacid ao seu secretariado, bem como discuti-las com os técnicos da Defesa Civil do município. Na reunião, Cecília Konell esteve acompanhada da chefe de Gabinete da Prefeita, Fedra Luciana Konell Alcântara da Silva; do coordenador da Defesa Civil do município, Jair Alquini; do consultor técnico do órgão, geólogo Normando Zitta; e do diretor de projetos da Defesa Civil, Ronis Roberto Bosse.  

Mais informações a respeito desse assunto poderão ser obtidas com os técnicos da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, que estarão realizando uma coletiva de imprensa a partir das 16 horas desta quinta-feira (16), na Sala de Licitações, em frente à Secretaria da Agricultura.

Fonte: Ronis Roberto Bosse – diretor de projetos da Defesa Civil – (47) 2106-8256

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095