You are currently viewing FUCAS e Prefeitura querem implantar ‘Jovem Aprendiz’ já em outubro

FUCAS e Prefeitura querem implantar ‘Jovem Aprendiz’ já em outubro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Fundação Catarinense de Assistência Social (FUCAS) e a Prefeitura de Barra Velha começaram a traçar a agenda de implantação do projeto "Jovem Aprendiz" no município. No último dia 16, a fundação, que está se instalando na estrutura da Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago, no bairro São Cristóvão, reuniu-se com o prefeito Samir Mattar e com a secretária de Educação, Antonina Damásio Ramos, para planejar o início do programa. Estiveram na cidade a assistente social Renata Vieira, o coordenador de Relações Institucionais Rodrigo Leite e ainda Rodrigo Alves, coordenador de Aprendizagem da fundação.

Os técnicos da FUCAS explicaram que de acordo com a determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as empresas que possuem acima de 20 funcionários deverão, por lei e sob pena de multa, implementar programa federal de capacitação para jovens que deve atingir em média, 5% do quadro funcional. Ou seja, empregar menores na sua empresa com treinamento e capacitação. No caso de Barra Velha é a FUCAS que será o agente qualificador para esse programa e vai oferecer os cursos para os jovens.

A FUCAS, em parceria com a Prefeitura, anunciou na reunião que se coloca à disposição para viabilizar uma parceria junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) barra-velhense essa implantação do programa com as empresas destacadas, e se prontifica na implantação do "Jovem Aprendiz" já a partir do mês de outubro.

"Barra Velha já possui compromisso em disponibilizar 180 vagas, através de empresas registradas no Ministro do Trabalho, e algumas inclusive já sofreram sanções por não obedecer à lei e não iniciar a capacitação", observa Rodrigo Alves. "A FUCAS quer orientar as empresas em conjunto com a CDL. Com isso, as empresas que porventura foram autuadas terão como justificar o não início do projeto", orienta Rodrigo Alves.

Ele também fez uma colocação importante: para manter um adolescente preso, a sociedade gasta, em média, três mil reais mensais. Para mantê-lo empregado e atualizado com cursos técnicos gratuitos, a sociedade gasta 600 reais mensais – daí a viabilidade do "Jovem Aprendiz". O prefeito Samir acredita que mesmo as empresas que tenham menos de 20 funcionários em Barra Velha e estão ligadas à CDL poderiam aderir ao programa, aproveitando a excelência da FUCAS nos cursos a serem oferecidos e atender à demanda necessária.

"Nosso maior empenho é dar condições de cursos especializados, convênios específicos e respaldo às empresas de nosso município. Para a Prefeitura, não importa o tamanho da empresa, temos com todas a mesma preocupação", comentou Samir. "Conveniar com a FUCAS atende os anseios de nossos comerciantes e industriais, nos qualificando para mais investimentos no município já a partir deste ano".

A agenda com a CDL ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e a data da reunião com os integrantes do movimento lojista será devidamente informada pela imprensa. Antonina deve entrar em contato com o presidente lojista, Elias de Aguiar Sobrinho, na próxima semana. Mas a empresa que quiser já se orientar a respeito do "Jovem Aprendiz" pode fazê-lo através dos e-mails: rodrigo.alves@fucas.org.br ou rodrigo@fucas.org.br.

Fonte:

Antonina Damásio Ramos

Secretária de Educação, Cultura e Desporto

Fone (47) 3446-7715 ou 9105-1674

Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527