O Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos) por meio da Secretaria de Educação de Corupá apresentou o projeto de educação de jovens e adultos ( nivelamento e conclusão do ensino fundamental) a 28 colaboradores da fazenda Weg Florestal, na última quinta-feira (16). A iniciativa partiu da empresa que realizou uma pesquisa em fevereiro deste ano com os colaboradores, para identificar o número de interessados em concluir os estudos. Dos 53 pesquisados, 29 mostraram interesse. Diante disso, a empresa procurou a secretaria de Educação para firmar parcerias e implantar o projeto de educação de jovens e adultos na empresa.
A Weg cederá o espaço físico, material didático, apostilas e transporte aos interessados. A secretaria de Educação por meio do Cejac colaborará com a proposta pedagógica voltada as necessidades dos alunos, e pagamento de professores qualificados. A coordenadora do Cejac Miriam Taufenbach apresentou a metodologia de trabalho do Cejac, destacando que o conteúdo é centrado nos interesses e aplicações na profissão. "Parte-se de conhecimentos que os alunos já possuem para elaboração de situações de aprendizagem", enfatizou. O ensino é modularizado por meio de oficinas, exercícios de oralidade, trabalhos em grupo, palestras, debates avaliações e outros. A matriz curricular do ensino fundamental é composto por quatro módulos: A e B (5ª e 6ª série) e C e D (7ª e 8ª série). Haverá aulas duas vezes por semana.
Para o secretário de Educação Joney Cicero Morozini, a implantação do projeto é oportunizar a conclusão da escolaridade a àqueles que não puderem concluí-la em idade regular. "Será uma proposta útil, voltada à realidade e aplicada à vida", diz. Nas próximas semanas haverá um teste de sondagem com os interessados para que em outubro as aulas iniciem com uma turma de nivelamento e uma turma com disciplinas de ensino fundamental.
Mais informações com Joney: 3375-1399.