Instituição suspendeu atendimento e Biblioteca Pública está com alguns serviços indisponíveis
As portas da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul estavam abertas, como de costume, na manhã desta quarta-feira (22), mas os jornais espalhados pelo chão do hall, para absorver a umidade visível no piso, era o primeiro sinal de que alguma coisa tinha alterado a rotina dos funcionários. As máscaras brancas os protegiam do forte cheiro de fiação queimada, mas não escondiam sua preocupação com as consequências, ainda não calculadas, do incêndio que destruiu a Central de Informática da instituição na noite de ontem (terça, 21). Calçando luvas já enegrecidas pela fuligem, eles retiravam o material danificado e removiam, com cuidado, o que ficou fora do alcance das labaredas, num sobe e desce constante pelas estreitas escadas de acesso ao segundo andar, local do sinistro e onde há outras duas salas em que o fogo não chegou: os setores de Patrimônio Histórico (que teve documentos atingidos pela fuligem) e do Financeiro, que ficou intacta.
E as perdas só não foram maiores porque vigilantes da empresa que presta serviços para a Fundação Cultural perceberam fumaça no prédio por volta das 22h30 de ontem e logo comunicaram os bombeiros, segundo relato de uma funcionária da instituição. A responsável pelo Setor Financeiro, Marilene Giese, acredita que o incêndio foi provocado por um curto, possivelmente por causa da trovoada ocorrida na noite de ontem. Ainda não foi possível contabilizar os prejuízos materiais, mas ela adianta que quatro computadores, mais os equipamentos da central de computação e internet estão entre as perdas. "O prejuízo documental ainda não temos como avaliar", acrescenta.
Devido ao incêndio, o atendimento na sede da Fundação Cultural está suspenso por tempo indeterminado. "Estamos sem internet, telefone e energia elétrica e devemos voltar à nossa rotina normal somente na próxima semana", prevê Marilene Giese, acrescentando que o número 3275-1813 é a única linha disponível e apenas para contatos emergenciais. Ela destaca que a situação não interfere nos processos licitatórios da Schützenfest nem na realização do Jaraguá em Dança, que estão mantidos.
BIBLIOTECA – Com a destruição da Central de Informática da Fundação Cultural, alguns serviços da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa também não estão funcionando, como o Biblioteca Online, contatos via email e envio automático do aviso de atraso do vencimento dos empréstimos de livros. Por isso, a supervisora da instituição, Dianne Katie Konell Chiodini, salienta que as solicitações e renovações de empréstimos só podem ser efetuadas pessoalmente pelos leitores, enquanto que os contatos telefônicos devem ser feitos ligando para 3275-1033 ou 9653-9720. Já o Telecentro está funcionando normalmente, com acesso à internet, das 7 às 19 horas.
Fontes
Jorge Luiz da Silva Souza (diretor-presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul)
Telefone 3275-1813
Marilene Giese (do setor Financeiro da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul)
Telefone 3275-1813
Dianne Katie Konell Chiodini (supervisora da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa)
Telefones 3275-1033 e 9653-9720
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8103