You are currently viewing Pescadores reivindicam projeto de rancho com 32 boxes no Porto das Canoas

Pescadores reivindicam projeto de rancho com 32 boxes no Porto das Canoas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito Samir Mattar (PMDB) ouviu quarta-feira à noite (dia 22 de setembro) a opinião dos pescadores artesanais do porto de pesca central de Barra Velha, em reunião na Colônia de Pescadores Z-4, e anunciou oficialmente o projeto de revitalização da praia central e a intenção de construir o novo rancho de pesca artesanal do município, na presença do presidente da colônia, Zequinha Viana, e de outros 20 pescadores do centro da cidade.

O prefeito colheu sugestões da comunidade pesqueira para o projeto do novo rancho. Samir quer iniciar a urbanização da praia central – a Prefeitura já conta com projeto definido e recursos assegurados através de emenda parlamentar – e na sequência do projeto, construir também o novo rancho. O engenheiro Allan Sievert e o advogado Eurides dos Santos, da Secretaria Municipal de Planejamento, apresentaram o esboço do projeto.

A Prefeitura estuda fazer um rancho em dois pavimentos, conjugado com um quiosque comercial, cujos concessionários poderão assumir a administração e zeladoria de todo o prédio. Os pescadores reivindicaram um rancho novo com 30 a 32 boxes, pois atualmente, o local está deteriorado e cada box é usado por pelo menos três pescadores. Eles também questionaram se o quiosque comercial não seria prejudicado pelo barulho da reforma de embarcações que é feita no local.

Allan Sievert disse que a princípio, o projeto prevê independência entre os espaços. Também na quarta-feira, os pescadores já discutiram entre eles a necessidade de escalas para a liberação da chave dos boxes e solicitaram que haja rigor jurídico na concessão do espaço comercial, para não haver problemas de relacionamento com os trabalhadores e para que o concessionário não possa revender seu ponto. Eles também reivindicaram uma sala específica para apetrechos de limpeza e a instalação de dois postes com refletores na ponta do Costão dos Náufragos (imediação da estátua de Iemanjá), para iluminar o espaço de saída dos barcos durante a madrugada.

Casas populares

A diretora de Habitação, Isabel Borba, acrescentou que esta não é a primeira política do prefeito voltada à comunidade pesqueira. Na Habitação, estão assinados os primeiros 16 contratos para construção de casas populares para os trabalhadores da pesca, "um compromisso que o prefeito assumiu e já está executando", no dizer de Isabel. Já o presidente Zequinha Viana agradeceu, em nome dos pescadores, o empenho da equipe da Prefeitura. "O empenho do prefeito para nós é muito importante", avaliou.

Na área do porto das canoas, está prevista também pela Prefeitura uma rótula e espaço urbanizado ao lado do rancho, onde a antiga casa abandonada à beira-mar foi demolida, em janeiro deste ano. "Desde janeiro, ampliamos o espaço de trabalho dos pescadores, graças a essa demolição", comenta o secretário de Agricultura e Pesca, Eurides dos Santos. O prefeito reforçou ontem que não vai retirar os pescadores do porto central, ao lado do Costão dos Náufragos. "Os pescadores só sairão daqui se quiserem", sentenciou o prefeito. 

Fonte:

Allan Sievert

Diretor de Planejamento

Fone (47) 3446-7712

Eurides dos Santos

Secretário de Planejamento e Negócios Jurídicos

Fone (47) 3446-7711


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 (novo ramal) / 9109-4526 / 9921-4527