Dando sequência à formação continuada de professores da rede municipal de ensino, a Secretaria da Educação, com a coordenação das articuladoras do Ensino Fundamental do órgão, mobiliza mais de 300 professores do 6º ao 9º na próxima quarta-feira (29) para uma série de atividades relacionadas às disciplinas de Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Matemática, Educação Física, Ciências e Artes. "Acreditamos que investir na formação dos professores é uma ótima ação para melhorar o rendimento escolar dos alunos. Por isso, no calendário das unidades escolares reservamos pelo menos um dia de estudos para os profissionais da educação. Nosso objetivo é que eles aprendam novas metodologias de ensino e as levem para dentro da sala de aula", explica a diretora de Ensino Fundamental, Sirley Maria Schappo.
Atividades agendadas com os professores para esta quarta-feira (29):
– Grupo de Ensino Religioso: viagem de estudos a Curitiba, onde visitará templos religiosos de diferentes crenças para que possa trabalhar melhor a diversidade religiosa no dia-a-dia durante as aulas, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
– Grupo de História: viagem de estudos a museus de Joinville para que os professores se motivem a levar os alunos a esses tipos de ambientes e possam explicar melhor a História de Santa Catarina, conteúdo previsto na Proposta Curricular Municipal do 5º e do 9º ano.
– Grupo de Língua Portuguesa: fará seu encontro no espaço cultural do Sesc de Jaraguá do Sul para conhecer as estruturas do local e utilizá-lo para realização de atividades com os estudantes. Está previsto, também, o estudo do "Caderno de Cinema do Professor", elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo, para que os professores aprendam como explorar didaticamente um filme em sala de aula.
– Grupo de Língua Inglesa: encontro na Unerj com atividades práticas para desenvolver a habilidade da audição nas aulas de inglês. "É necessário ensinar, aos professores, como fazer com que seus alunos falem e entendam a Língua Inglesa. Geralmente, o professor prioriza atividades de leitura e escrita, deixando de lado justamente o que mais terá utilidade, que é o ouvir e o falar inglês", explica a articuladora de Língua Inglesa da Secretaria da Educação, Angelita de Cassia Burdzaki Radünz.
– Grupo de Geografia: se encontrará no Núcleo de Tecnologia Educacional, na Escola Albano Kanzler, e criará seu ambiente virtual para poder socializar e trocar experiências de aulas entre os colegas da área. Além disso, visitará o setor de geoprocessamento da Prefeitura para conhecer os recursos utilizados na construção dos mapas municipais.
– Grupo de Matemática: encontro na Unerj para avaliar a 2ª Feira Científica Municipal, que aconteceu no último dia 17, na Escola Albano Kanzler, e estudará a recuperação da aprendizagem e os critérios de avaliação. "Sentimos a necessidade de estudar esses temas com os professores de Matemática porque é nessa disciplina que sempre há os maiores índices de reprovação nos anos finais do Ensino Fundamental", comentou a articuladora de Matemática da Secretaria da Educação, Iraci Müller.
– Grupo de Educação Física: se encontrará no ginásio de esportes da Escola Atayde Machado, onde professores da rede apresentarão práticas bem sucedidas de jogos cooperativos, xadrez e capoeira nas aulas de Educação Física. "O objetivo é incentivar os professores a incluírem essas modalidades em suas aulas, já que a Proposta Curricular da Secretaria da Educação prevê o trabalho com todas as modalidades esportivas possíveis e não só com as competitivas coletivas, como o futsal", explica a articuladora de Educação Física, Vaneide de Prá.
– Grupo de Ciências: durante encontro na Unerj, aprenderá como explorar a tabela periódica dos elementos químicos e terá uma palestra com um dos autores do livro didático de Ciências, que será utilizado no próximo ano pelos alunos da rede municipal.
– Grupo de Artes: estará reunido na sede da Amvali, juntamente com professores de Artes dos municípios da região, para socializar atividades desenvolvidas com alunos, entre as quais, a inclusão da música no conteúdo da disciplina, como prevê a Lei Nº 11.769 de agosto de 2008. O encontro marca o encerramento do curso de Educação Musical na sala de aula, promovido no primeiro semestre do ano pela Amvali.
Fonte: Sirley Maria Schappo – diretora de Ensino Fundamental – (47) 2106-8231
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095