As inscrições são gratuitas
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade, a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul promove o Ciclo de Palestras – Patrimônio Histórico Edificado, Paisagem Cultural e Lugares de Memória Cidadã, que acontece nos meses de outubro e novembro, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site http://cultura.jaraguadosul.com.br/ ou na data e local de cada palestra.
De acordo com o coordenador do ciclo, o arquiteto da Fiscalização do Patrimônio Histórico, Carlos Baratto, as palestras são voltadas à população em geral, mas principalmente aos proprietários de imóveis considerados patrimônio pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan), empresários da construção civil, empreendedores e incorporadores imobiliários. Os valores dos imóveis históricos, sua importância, sua relação com a cidade de hoje, preservação, novos usos e formas de se apropriar destes espaços estão entre os conteúdos a serem abordados pelos palestrantes.
Viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, esta iniciativa da Fundação Cultural, através do setor de Patrimônio Histórico, foi motivada, segundo Baratto, porque muitas edificações consideradas de interesse de preservação precisam de cuidados especiais quando passam por algum tipo de intervenção ou reforma, devido às suas características peculiares da época de sua construção. Ele acredita que as palestras são uma forma de divulgar e chamar a atenção da sociedade para a importância deste patrimônio histórico edificado e da sua preservação para as gerações futuras. O arquiteto argumenta que esta também é uma oportunidade para promover e ampliar o diálogo com a sociedade, que estará mais bem informada e capaz de se envolver no debate sobre as questões relacionadas à conservação do patrimônio histórico de Jaraguá do Sul.
PALESTRAS – O ciclo inicia em 18 de outubro, quando os arquitetos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Américo Ishida e Luiz Eduardo Foutoura Teixeira, abordarão o tema "O Art Déco e sua presença no centro histórico das cidades catarinenses". Programada para o dia 27 do mesmo mês e intitulada "O patrimônio histórico e sua contextualização – parte 1", a segunda palestra será proferida pela arquiteta e professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Rosália Wal.
Outras duas palestras estão agendadas para novembro: dia 10, "Patrimônio Histórico Edificado – Paisagem Cultural e Lugares de Memória Cidadã", com o arquiteto e professor associado da UFSC, César Floriano dos Santos; dia 24, "O patrimônio histórico e sua contextualização – parte 2", com a arquiteta e professora titular da Furb, Yone Yara Pereira
Todas as palestras serão realizadas no horário das 19 às 21h30, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 245 – Centro. Mais informações podem ser obtidas ligando para 3275-1813, com Vera de Tofol ou Carlos Baratto. Outra forma de contato é pelo email carlos.cultura@jaraguadosul.com.br.
Fonte
Carlos Baratto (coordenador do Ciclo de Palestras e arquiteto do Setor de Fiscalização do Patrimônio Histórico, da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul)
Telefones: 3275-1813 (segundas, quartas e sextas) e 2106-8115 (terças e quintas)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013