A capacitação é gratuita e as pré-inscrições estão abertas até 12 de novembro
Com o objetivo de conscientizar profissionais da construção civil sobre os cuidados necessários em serviços de restauração, a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul promove a Oficina de Restauro – Capacitação de Mão de Obra em Adobe, Argamassa, Rebocos e Tintas a Base de Cal, que tem realização agendada para 20 e 27 de novembro. Destinado a mestres de obras, pedreiros, pintores e a todos que tiverem conhecimentos básicos na área de construção, o curso é gratuito e as pré-inscrições devem ser feitas até o dia 12 de novembro pelo site http://cultura.jaraguadosul.com.br/ ou no Setor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural (Avenida Getúlio Vargas, 405 – Centro).
O arquiteto do Setor de Fiscalização do Patrimônio Histórico, Carlos Baratto, informa que a iniciativa resultou de uma constatação dos conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan) da carência, na região, de mão-de-obra especializada em serviços de restauração e reforma. "As edificações consideradas de interesse de preservação necessitam de cuidados especiais quando passam por alguma reforma ou restauro, devido às características técnicas, tanto dos materiais quanto das técnicas construtivas utilizadas na época de sua construção", explica o arquiteto, salientando que uma simples pintura pode acarretar em um dano irreparável ao imóvel.
Baratto enfatiza que, com esta oficina, pretende-se resgatar e divulgar à comunidade "o conhecimento prático do adobe e da cal no campo da arquitetura vernacular e, assim, desenvolver um programa de capacitação nesta área". O curso ocorrerá nos dias 20 e 27 de novembro, das das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Arquitetura da Unerj/PUC. Para participar das aulas, os alunos deverão levar equipamentos de proteção individual (EPI): luvas (plásticas para pintura ou de algodão para assentamento de tijolos); óculos de proteção; avental de proteção.
A oficina é uma iniciativa da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul – através do setor de Patrimônio Histórico -, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Mais informações podem ser solicitadas pelo email carlos.cultura@jaraguadosul.com.br ou ligando para 2106-8700.
Fonte
Carlos Baratto (arquiteto do Setor de Fiscalização do Patrimônio Histórico, da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul)
Telefones: 2106-8700 (segundas, quartas e sextas) e 2106-8115 (terças e quintas)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013