A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Velha (CDL) vai iniciar uma consulta com seus estabelecimentos comerciais visando saber quais as empresas que precisam aplicar a lei do "Jovem Aprendiz" no município para a partir daí, efetivar uma parceria com a Fundação Catarinense de Assistência Social (FUCAS) visando a qualificação dos jovens do município.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, dia 07 de outubro, durante reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e desporto, com a presença da secretária Antonina Damásio Ramos e do vice-presidente da CDL local, Antenor Pinheiro Junior, além do coordenador de captação da FUCAS, Rodrigo Alves, e do chefe de gabinete da Prefeitura, Adilson Madruga, que representou o prefeito Samir Mattar (PMDB).
O encontro inicial entre CDL e FUCAS aconteceu com a presença de contabilistas, empresários, representantes de associações de bairros e representação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Rodrigo Alves expôs a entidade como facilitadora na aprendizagem dos jovens em Santa Catarina desde 2007, e o objetivo de implantar o programa em Barra Velha. "Através desta experiência, a FUCAS tem buscado excelência em suas ações", considerou Rodrigo, colocando a fundação à disposição dos lojistas de Barra Velha.
Os jovens qualificados pela FUCAS, segundo Alves, são orientados por professores qualificados e uma equipe profissional formada por psicóloga, assistente social e pedagoga, que acompanham o processo de aprendizagem e orientam os jovens para um aproveitamento pleno em suas atividades nas organizações ou comércio, e em seu período de capacitação na fundação, que está instalando em Barra Velha seu Núcleo de Assistência Social (NAS) na Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago.
A FUCAS faz parte da "Rede Nacional Pró-Aprendiz", de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal, com 6.000 aprendizes atualmente em qualificação, e é a principal instituição componente da rede em Santa Catarina, com 22 cursos de aprendizagem e a proposta de expansão para mais 20 municípios até 2011. "E nossa aprendizagem contempla cinco dos oito ‘Objetivos do Milênio', mostrando-se como uma política pública duradoura e inclusiva na sociedade atual", detalhou Rodrigo.
Faixa etária
A partir da implantação em parceria com a CDL barra-velhense, o jovem entre 14 a 24 anos poderá ser contratado pela empresa conveniada com a FUCAS, terá carga horária de 20h semanais – quatro delas na aprendizagem, durante um período de 23 meses. E há ainda 22 opções de cursos disponíveis dentro do programa "Jovem Aprendiz", à livre escolha do comércio ligado à CDL. Os alunos, para serem chamados ao projeto, têm de estar estudando regularmente.
Antenor Pinheiro Junior destacou que a proposta agora deverá ser detalhada em reunião ordinária da CDL, ainda em data a ser marcada, já com a presença da equipe da FUCAS. Além das empresas ligadas ao movimento lojista, associações marcaram presença, e também ficaram de entrar em contato com todas as entidades do município para trazer o curso de formação e captação de projetos do Terceiro Setor, a ser ministrado gratuitamente pela FUCAS aos interessados no mês de novembro próximo. Maiores informações com Rodrigo Alves pelo telefone 048 3952-6930, ou pelo e-mail Rodrigo@fucas.org.br.
Fonte:
Rodrigo Alves
Coordenador FUCAS
Fone: (048) 3952-6930
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 (novo ramal) / 9109-4526 / 9921-4527