Monumento em frente à Parada Havan, na BR-101, será referência
A Havan começou a erguer no dia 10 de novembro mais uma réplica da Estátua da Liberdade. O monumento, defronte ao complexo Parada Havan, é um dos maiores das Américas, ficando à frente de grandes estátuas conhecidas como o Cristo Redentor do Rio de Janeiro/RJ, com 38 metros, e o Cristo Luz, de Balneário Camboriú/SC, com 33.
Com 52 metros de altura, elevador panorâmico e mirante com vista para o mar, a Estátua da Liberdade Havan é a quinta réplica erguida pela rede de lojas e foi adotada como símbolo a partir de 1995, com a construção do monumento em Brusque. "Nossa ideia representa a liberdade de escolha que nossos clientes têm ao poder comprar produtos de qualidade por preços baixos na loja de departamentos mais completa do Brasil", afirma o diretor-presidente da empresa, Luciano Hang. A estratégia de marketing associa-se a outro símbolo americano adotado pela Havan em sua fachada – a Casa Branca – o que a tornou conhecida como a "Casa Branca Brasileira".
Em Barra Velha, a Havan repete a fachada que já entrou para a história num mega empreendimento que abriga, além da loja, uma completa praça de alimentação com restaurante, confeitaria, sorveteria, iogurteria e, em anexo, duas operações de fast food (uma delas, o Subway, já está confirmada). O complexo terá ainda, posto de gasolina com lojas de conveniência "On The Run" (exclusividade da Esso, oferecerá refeições rápidas e saudáveis, estacionamento amplo e mesas), conceito inédito no sul do Brasil, e estrutura de sanitários de alto padrão.
"Um restaurante famoso, com filiais no Brasil e na Argentina, irá funcionar em uma casa invertida, que vamos construir", conta Luciano Hang. "O conceito foi trazido de Orlando, nos EUA, onde há uma réplica da Casa Branca de cabeça para baixo, na International Drive, uma das mais movimentadas vias da cidade", lembra. "Será um grande sucesso", comemora.
A Estátua da Liberdade irá se tornar, nesse contexto, um marco turístico na região. Com estrutura de ferro e revestimento de cimento, o monumento pesa aproximadamente 400 toneladas. Pela estátua, um elevador panorâmico irá conduzir os visitantes que, do alto, desfrutarão da primeira vista do mar do sentido norte-sul do litoral catarinense.
O complexo, com fase inicial praticamente finalizada, já ocupa 40 mil metros quadrados de um terreno de 200 mil metros quadrados. Só de frente para a BR-101, o espaço conta com quase um quilômetro de extensão. "Quando estiver pronta, a Parada Havan terá 100 mil metros construídos", projeta Hang. Esta será a maior estrutura da Havan e um modelo único no País, por unir tantas coisas num mesmo lugar, em uma rodovia. O acesso principal ao município de Barra Velha será modificado, facilitando a entrada ao complexo nos dois sentidos da BR-101.
Você sabia?
A Havan inaugurou sua primeira loja em 1986, exatamente 100 anos após a inauguração da Estátua da Liberdade original, erguida em 1886 na entrada do Porto de Nova York: um presente da França aos Estados Unidos, pela vitória em uma batalha contra a Inglaterra. O escultor Frédéric Auguste Bartholdi se inspirou em sua mãe para criá-la e, para projetar a estrutura metálica interna, contou com a ajuda do engenheiro Gustave Eiffel, o mesmo que projetou a Torre Eiffel. A Estátua da Liberdade de Nova York mede 92,9 metros e pesa mais de 24 mil toneladas. Coberta com cobre, a estátua ganha a coloração esverdeada por conta da oxidação do metal provocada pela ação do tempo. Para que as semelhanças com a estátua original sejam ainda mais próximas, a Havan mantém suas réplicas com a mesma coloração.
Grata
Jamile Plautz
Jornalista (SC 3549 JP)
New Age Comunicação
(47)3340-8208
(47)3340-0288
(47)9149-9953
www.newagecom.com.br/blog
twitter.com/newagecom
twitter.com/jamileplautz
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 (novo ramal) / 9109-4526 / 9921-4527