Com turismo de negócios fortalecido, meta de Jaraguá é fazer visitante ficar mais tempo na região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A afirmação é do executivo do Vale dos Encantos Convention Fenísio Pires Júnior: cerca de 500 mil turistas passam por Jaraguá do Sul durante o ano.

Na maior parte dos casos trata-se de empresários, executivos e profissionais liberais que vêm ao município para viagens de trabalho.

O objetivo agora é convencer os visitantes a permanecerem alguns dias a mais na região para aproveitar roteiros na região, favorecida por recursos naturais tanto para o lazer como para aventuras mais radicais e a próxima ao litoral e planalto catarinense.

A preocupação em revitalizar o turismo do Vale do Itapocu levou empresários do setor de hotelaria, de gastronomia, representantes de entidades e o poder público a unirem forças em torno de um projeto denominado "Caminhos de Jaraguá".

Para sustentar a ideia de que Jaraguá do Sul tem muito mais do que as referências que apontam a cidade como detentora de elevados índices de desenvolvimento econômico e social, foram organizadas 4 rotas: 3 valorizando as influências étnicas preservadas pelos descendentes dos colonizadores alemães, húngaros e italianos, e uma que inclui pontos de compra e de visitação cultural.

Qualificação do setor

Para o presidente da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Durval Marcatto Júnior, é louvável que a comunidade, por meio de seus órgãos representativos, una-se em parceria com o poder público. "Jaraguá do Sul e região têm são referência em muitos aspectos. Mas falta este trabalho integrado: de um lado o poder público criando a infraestrutura, de outro os empresários do setor melhorando a gestão de seus negócios e se capacitando para receber os visitantes de maneira adequada", assinala.

Ana Carolina Cardia, coordenadora do Núcleo de Hospitalidade da ACIJS e APEVI, responsável pela realização do 1º Encontro do Turismo de Jaraguá do Sul, avalia que o primeiro passo foi dado. Lembra que a iniciativa faz parte do conjunto de ações planejadas pelo grupo gestor do turismo formado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Conselho Municipal de Turismo, Fundação Cultural, Gerencia de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Instância de Governança Turística e Instituto Ação Brasil, além do próprio Núcleo de Hospitalidade.

Conforme Ana, a ação integra o Projeto Empreender Competitivo da FACISC – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina e da CACB – Confederação das Associações Empresariais do Brasil, que contemplaram o Núcleo da Hospitalidade com verbas voltadas para ações do turismo e também com apoio dos empresários locais.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura, Célio Bayer, entende que a administração municipal vem demonstrando de maneira prática o apoio ao desenvolvimento do setor. Relaciona obras de melhorias na cidade e a participação em programas de qualificação do que o segmento chama "atores", do empresário ao trabalhador. "O mais importante é que a comunidade perceba o quanto pode participar preservando a sua cultura e recebendo bem o visitante", define.

Recursos para projetos

Neste sentido, a definição de rotas com as três etnias predominantes na região é fundamental. Isto porque, conforme Fenísio Pires Júnior, será possível estabelecer atrativos para a permanência dos visitantes casuais ou em circuitos pré-agendados pelas empresas que comercializam pacotes turísticos.

"Santa Catarina está numa posição privilegiada, próxima aos grandes centros emissores das duas maiores cidades da América Latina, São Paulo e Buenos Aires. Temos numa distância relativamente curta, de fácil acesso, atrações que permitem ao turista apreciar o campo e o litoral. Em uma semana, consegue-se apreciar boa parte das principais atrações do Estado. Nossa região pode ser a porta de entrada deste roteiro".

Para tornar mais concreto o objetivo de profissionalizar o setor, entretanto, há necessidade de investimentos. A empresária Márcia Alberton, da Instância de Governança, diz que existem recursos de cerca de R$ 1,4 milhão, disponíveis para projetos já aprovados pelo governo para aplicação nos próximos meses. Este dinheiro vai para ações de qualificação de mão de obra, operacionalização de roteiros turísticos, captação de eventos, entre outras medidas.

Uma amostra do que espera o turista foi apresentada após o evento, na quinta-feira, com um coquetel temático e apresentação do coral do Circolo Trentino do bairro Nereu Ramos. "Há uma grande motivação. São notícias muito boas que nos dão ânimo e certeza quanto ao futuro deste projeto", define Márcia.

O Encontro de Turismo tem o apoio da ACIJS, APEVI, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Conselho Municipal de Turismo, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Instituto Ação Brasil, Encantos Turismo & Aventura e Episteme Eventos Corporativos.

ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul

(47) 3275-7000 / acijs@acijs.com.br / www.twitter.com/acijs