You are currently viewing Jaraguá do Sul na Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Jaraguá do Sul na Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

No dia 1º de dezembro é realizada a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids que, neste ano, tem como público-alvo jovens com idade entre 15 e 24 anos. A campanha tem como objetivo mostrar que as pessoas que vivem com HIV/aids podem ter qualidade de vida. Além de dar visibilidade às questões do viver com HIV/aids, a iniciativa visa combater a discriminação sobre as pessoas que vivem com o vírus e, ainda, promover na sociedade, principalmente nos jovens, uma reflexão sobre suas atitudes e comportamentos.

"A aids não tem preconceito. Você também não deve ter" este é tema da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids 2010, definido pelo Ministério da Saúde. "A escolha do tema e do público-alvo é justificada pela tendência à indiferença dos jovens em relação às DSTs/aids, o que não lhes permite adotar comportamentos seguros de prevenção e os aproxima de atitudes de preconceito em relação a quem vive com HIV/aids", explica o supervisor do Programa DST/Aids, Dalton Fernando Fischer.

Escolha do público-alvo também leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. Segundo Fischer, "os jovens geralmente se expõem mais do que os adultos e os idosos e têm mais parceiros casuais; 40% dos jovens não usam preservativo em todas as relações sexuais, apesar do conhecimento de que o preservativo é a melhor forma de evitar a infecção pelo HIV;
Atualmente, na faixa etária entre 13 e 19 anos, a aids afeta mais o sexo feminino. Para cada oito meninos com aids há dez meninas. Uma inversão da proporção de casos entre mulheres que já é realidade desde 1998".

Nesta quarta-feira (1º), dia da campanha, funcionários do Programa DST/Aids de Jaraguá do Sul estarão na praça do Expedicionário, em frente ao Terminal de Ônibus, das 8 às 17 horas, distribuindo fôlderes e preservativos, prestando orientações à comunidade e reforçando o tema da campanha nacional. "Em todos os postos de saúde de Jaraguá do Sul é possível retirar, gratuitamente, preservativos e receber orientações As nossas unidades de saúde estão preparadas e disponíveis para prestar orientações e encaminhar as pessoas para fazer o exame de HIV, que é gratuito", explica o secretário da Saúde, Airton Garcia. Outra atividade que compõe a programação da Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids é uma blitz, que será realizada pelas equipes das unidades de saúde dos bairros Rio da Luz e Barra do Rio Cerro. "Os profissionais estarão em frente a estas unidades, durante o dia, para distribuir material informativo e preservativos à comunidade", complementa Garcia. 

A distribuição de adesivos informativos abordando a prevenção das DSTs/aids também é uma ação da Secretaria Municipal da Saúde. As ilustrações são coladas nos sanitários femininos e masculinos de diversos pontos estratégicos do município. "Distribuímos 1,5 mil adesivos nas empresas, faculdades, postos de saúde, bares, restaurantes, casas noturnas entre outros locais, a fim de alertar a população sobre as formas de prevenção e contágio das DSTs/aids", informa Fischer.

"Em Jaraguá do Sul e região vivem aproximadamente 700 pessoas que possuem HIV. Destas, 77% são heterossexuais e não pertencem a grupos de risco. Por isso, é importante que antes do início da vida sexual, o casal procure o Centro de Testagem e Aconselhamento para realizar o teste de HIV. O teste é gratuito e o sigilo é garantido. O exame é realizado na Rua João Picolli, 109, no Centro. A forma mais eficaz de prevenção é o uso de preservativos em todas as relações sexuais. Mas se deu bobeira e não usou a camisinha, faça o teste de HIV", alerta Fischer. Dados levantados pelo Programa DST/Aids mostram que desde 2009 até outubro de 2010, 35 jovens – 19 rapazes e 16 garotas – contraíram o HIV em Jaraguá do Sul. "Esses números revelam que apesar do conhecimento sobre as formas de prevenção, os jovens não usam a camisinha em todas as relações sexuais", ressalta Fischer.

Informações que fazem parte da campanha

Assim pega:

– Sexo vaginal sem proteção
– Sexo oral sem proteção
– Sexo anal sem proteção
– Uso de seringas contamindas
– Leite materno de mão infectada
– Instrumentos não esterelizados
– Da mãe infectada para o bebê durante a gestação
– Recebendo sangue contaminado


Assim não pega:

– Beijo na boca e no rosto
– Masturbação
– Compartilhando copos ou talheres
– Suor, saliva ou lágrima
– Aperto de mão ou abraço
– Uso coletivo de toalha, banheiro, sabonete, piscina
– Picada de insetos
– Tosse ou espirro
– Usar a mesma roupa, lençol ou travesseiro
– Doação de sangue

Mais informações pelo telefone do Programa DST/Aids podem ser obtidas pelo telefone (47) 3376-2989.

Fontes: Francisco Garcia – secretário da Saúde – (47) 2106-8436 e Dalton Fernando Fischer – supervisor do Programa DST/Aids – (47) 3376-2989 ou (47) 8815-3443

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095