O Governo de Guaramirim, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, preocupados com a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos, está em busca de um local para as futuras instalações de um posto para recebimento deste material.
O ponto mais próximo para depositar estas embalagens é uma central de recolhimento situada em Mafra, a Associação dos Comerciantes de Defensivos Agrícolas do Planalto Norte (Acodeplan). Por isso, o secretário da pasta, João Valdemiro Dalprá, está em busca de um local para que a coleta seja constante.
O projeto conta com parceiros como a prória Acodeplan, a Associação das Agropecuárias da Bacia do Rio Itajaí (AABRI), Associação dos Municípios do Litoral Norte (ALINORTE), entre outros. Cerca de 50 empresas agropecuárias e 30 municípios seriam beneficiados pela ação.
Em junho deste ano, a equipe técnica da secretaria fez o lançamento do Programa Destino Certo, que em suas duas edições (em julho e novembro) recolheu 17.550 embalagens. Os números demonstram que existe a necessidade da criação deste posto fixo. Com isso, os próprios agricultores poderão estar depositando seu lixo agrotóxico, diminuindo assim a distância, os custos com logística e promovendo a conscientização ambiental.
Fonte: Secretário de Agricultura e Pecuária, João Valdemiro Dalprá – 92012128.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205