O secretário do Planejamento Urbano, Aristides Panstein, acompanhado da prefeita Cecília Konell e dos diretores da pasta, Rudolfo Gesser (Habitação), Wolney João Buzzi (Projetos) e José Antônio Schmitt (Trânsito e Transportes), apresentou para a imprensa regional na manhã desta quinta-feira (9), na sala de reuniões da Prefeitura, um balanço das obras e ações executadas e o que vem sendo planejado pela secretaria.
Entre os assuntos abordados na coletiva com os repórteres esteve as atividades realizadas em cada setor da secretaria e a situação das construções de novas pontes e do trânsito de Jaraguá do Sul. Panstein anunciou a construção de uma nova ponte ligando os bairros Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Cerro, com extensão entre 80 e 100 metros, e custo aproximado de R$ 2,8 milhões. Segundo o secretário, a obra começa a ser construída no primeiro semestre de 2011 e fará a ligação entre as ruas João Januário Ayroso (Jaraguá Esquerdo) e Walter Marquardt (Barra), na altura da rua do Grêmio Esportivo Juventus, a João Carlos Stein, e do Curtume Schmitt. "Essa ponte é uma antiga reivindicação da comunidade e poderá, após alargamento da Rua Arnoldo Leonardo Schmitt (lateral da Walter Marquardt), fazer com que o trânsito siga até a Rua Frederico Guilherme Schmidt (extensão da Rua Feliciano Bortolini)", explica Panstein.
Já a "ponte do Centenário", que ligará o bairro de mesmo nome à Ilha da Figueira, próximo à empresa Weg S/A, será finalizada em janeiro ou fevereiro do próximo ano, de acordo com o secretário. "A princípio, a obra seria liberada para o tráfego de veículos no final deste mês. Porém, devido às chuvas, teremos que adiar esse prazo. Do lado da Ilha da Figueira, faremos uma grande rótula na Rua José Theodoro Ribeiro, sem implantação de semáforos". Panstein também informou que a ponte que ligará as ruas Presidente Epitácio Pessoa (Centro) e Jorge Czerniewicz (Czerniewicz), na altura da sede da Celesc e da Rua João Doubrawa (via que passa ao lado do estacionamento da Scar), começa a ser construída em 2011. "No projeto desta obra iremos incluir a beira-rio do bairro Czerniewicz. Provavelmente será uma ponte estaiada (suspensa por cabos, constituída de um ou mais mastros), semelhante às de São Paulo e Brusque".
Quanto à questão do trânsito, Panstein disse que as alterações feitas no mês passado melhoraram o fluxo de veículos. "Na Avenida Marechal Deodoro, o trânsito está fluindo melhor. No semáforo próximo à Funerária Leier, por exemplo, poucos veículos ficam parados. Precisamos diminuir as filas, aumentando percursos e deixando as vias em mão única. Há a necessidade de melhorar os acessos. Não adianta termos os melhores hospitais e termos dificuldade para chegar até eles. O sistema viário tem que ser bom. E a implantação de rótulas é uma das ações importantes para que isso aconteça", explica o secretário. Segundo ele, as próximas alterações mais significativas no trânsito do município acontecerão nos bairros Vila Lenzi e Nova Brasília.
Fonte: Aristides Panstein – secretário do Planejamento Urbano – (47) 2106-8130
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095