You are currently viewing O atendimento na saúde pública em discussão

O atendimento na saúde pública em discussão

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Socialização das ações dos postos de saúde de Jaraguá reuniu cerca de 200 profissionais da área, ontem (14) no CPL

A Secretaria da Saúde promoveu na tarde de ontem (14), no Centro de Profissionais Liberais (CPL), a socialização dos trabalhos feitos em 2010 nos 18 postos de saúde de Jaraguá do Sul e nos dois Prontos Atendimentos Médicos Ambulatoriais (Pamas). O evento lotou o auditório do CPL e teve como principal objetivo expor, a todos os profissionais da saúde que atuam nos postos, as atividades mais bem sucedidas de cada unidade. Exemplos como o de manter uma horta caseira nos fundos do posto e utilizar as plantas como auxiliares no tratamento de doenças, utilizar homeopatia para combater os efeitos de uma picada de maruim e desenvolver atividade de dança com deficientes físicos estavam entre as atividades expostas. Com isso, houve o estímulo para que as práticas desenvolvidas com os pacientes que utilizam os postos de saúde sejam cada vez mais humanizadas e qualificadas.

Seguem algumas atividades-destaque apresentadas pelas unidades. (Devido ao grande volume de atividades expostas no evento, outros destaques serão divulgados posteriormente)

Posto de saúde Santo Estêvão (área rural do Garibaldi)

Como a água utilizada pelos moradores dessa região não é proveniente do Samae e, portanto, não tem tratamento, é realizado um trabalho de orientação para a fervura da água antes do consumo. Com isso, evita-se várias doenças que são causadas por água contaminada. O trabalho foi feito com palestras, orientações aos pacientes que vão ao posto e cartazes.

A equipe do posto de Santo Estêvão percebeu que os adolescentes da região tinham dificuldade de falar sobre sexualidade com os pais. Palestras foram realizadas na escola para que os adolescentes saibam como se prevenir de doenças e para que conversem mais sobre o assunto, inclusive em casa. Após as orientações, muitos pais agradeceram o belo trabalho realizado pelo posto.

Posto de saúde Rio Cerro II

Como há recorrência de casos de leptospirose na região, a equipe do posto se mobilizou para orientar a população sobre o que é e como se previne da doença. Outro destaque do posto é a horta caseira cultivada por agentes de saúde que, através de ervas e chás, auxilia na saúde dos pacientes.

Posto de saúde João Pessoa

A médica da Estratégia Saúde da Família (ESF) Dora M. da Silva Souza, que também é homeopata, utilizou de seus conhecimentos da homeopatia para evitar inflamações na pele com maruim e borrachudo (comuns na região). Muitas vezes era necessário utilizar antibióticos para combater as complicações da picada. Agora, crianças, jovens e adultos são tratados com medicamento natural e eficiente.

Fonte: Eunice Andreatta – diretora de Atenção Básica – (47) 2106-8419

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199