A Feira das Delícias da Agricultura Familiar superou expectativas. Em seus três dias de duração, aproximadamente 6 mil pessoas visitaram os stands para conhecer e comprar produtos feitos pelos pequenos agricultores da região norte de Santa Catarina.
O evento, promovido pelo Governo de Guaramirim, alcançou seu objetivo que era demonstrar o potencial da agricultura familiar. “A feira abriu portas e fez com os produtores enxergassem futuro dentro de suas atividades”, ressaltou o secretário de Agricultura e Pecuária, João Valdemiro Dalprá.Já no primeiro dia as vendas foram superiores ao que os produtores esperavam. Dos 14 agricultores que ficariam alojados na escola Urbano Teixeira da Fonseca, local onde aconteceu a feira, 10 precisaram voltar para suas cidades para buscar mais produtos.
O secretário acredita que este é o caminho para desenvolver o trabalho dos pequenos e médios agricultores e manter o homem no campo. “Recebi vários pedidos para que a feita continue acontecendo e para que fique em Guaramirim, para facilitar o deslocamento”.
Toda a estrutura da feira foi montada no pátio da escola e abrigou 30 stands de produtores rurais vindos de 17 municípios. O evento teve o apoio da Epagri, Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) e Cooper Itapocu.
Para o próximo ano, a intenção é melhorar ainda mais a feira. Segundo Dalprá, em 2011 a Secretaria irá oferecer cursos para capacitar os produtores “Queremos desenvolver um curso com técnicas para o agricultor vender o seu produto”, comentou.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205