A Escola Waldemar Schmitz, da Ilha da Figueira, será contemplada com o projeto Um Computador por Aluno (Uca), do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital e municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis (netbooks) novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.
Na manhã desta quinta-feira (16), na Escola Waldemar Schimitz, articuladoras de disciplinas e multiplicadoras do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul, além de professores e funcionários da escola, tiveram informações gerais do projeto com integrantes da Equipe de Formação Uca-SC, formada por profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
Neste projeto, o Governo Federal oferece equipamento e formação, e a escola fica responsável pela estruturação da rede interna (rede sem fio e energia elétrica). A participação nas edições de formação são obrigatória para o corpo docente e gestor da escola. A previsão é que cerca de 500 computadores cheguem ao município em fevereiro de 2011.
"O comunicado que Jaraguá do Sul foi indicado para receber o programa veio por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), através de ofício enviado no início deste mês. A Secretaria da Educação escolheu a Waldemar Schmitz para receber o projeto em razão de uma série de fatores, entre eles, por estar em concordância com as orientações do MEC e pela aceitação e parceria com a APP daquela unidade de ensino", explica a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria da Educação, Célia Reichert Engelmann. Principais critérios de seleção instituídos pelo Governo Federal para indicar determinado município a receber o projeto:
– Número de alunos e de professores: cada escola deverá ter em torno de 500 alunos e professores.
– Estrutura das escolas: as escolas deveriam possuir, obrigatoriamente, energia elétrica para carregamento dos netbooks e armários para armazenamento dos equipamentos.
– Localização das escolas: preferencialmente escolas com proximidade a Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) ou similares – instituições de educação superior públicas ou escolas técnicas federais.
– Assinatura do termo de adesão: as secretarias de Educação estaduais ou municipais de cada uma das escolas selecionadas deverão aderir ao projeto através do envio de ofício ao MEC e assinatura de um termo de adesão, no qual manifesta-se solidariamente responsável e comprometida com o projeto.
– Anuência do corpo docente: para cada escola indicada, a Secretaria de Educação Estadual ou Municipal deverá enviar ao MEC um ofício, onde o(a) diretor(a) da unidade de ensino, com a anuência do corpo docente, aprova a participação da escola no projeto.
Fonte: Célia Reichert Engelmann – coordenadora de programas e de projetos – (47) 2106-8188
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095