Cerca de cem profissionais da área de assistência social, saúde e educação participaram nessa semana de uma capacitação para o enfrentamento ao crack e outras drogas. A qualificação de profissionais da rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Sistema Único de Saúde (SUS) foi promovida pela Secretaria Municipal da Assistência Social no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). O palestrante foi Rafael Gil Medeiros, especialista na área de prevenção ao uso de drogas e com larga experiência em programas que lidam com adolescentes em situação de vulnerabilidade.
De acordo com um dos integrantes do Programa Medidas Socioeducativas, da Secretaria da Assistência Social, Jeison Heiler, a capacitação serviu para os profissionais terem uma ideia de como outros municípios e estados lidam com o problema das drogas e como enfrentam e reduzem os danos que as drogas causam a seus usuários. Entre os temas abordados estavam os efeitos das drogas ilícitas e lícitas na saúde; a interlocução entre as políticas de assistência e saúde; e as diretrizes de atendimento à saúde, à atenção, ao cuidado e à prevenção aos usuários de álcool e outras drogas.
O próximo passo acontece em 2011, com o estudo e a efetivação de propostas de trabalho ao enfrentamento das drogas em Jaraguá do Sul.
Fonte: Tatiana Uber – diretora de Assistência à Criança e ao Adolescente – (47) 2106-8234, 9976-4191
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199