Jaraguá recebe 2,4 mil quilos de feijão da Conab

 

Município deve receber mais 30 toneladas de alimentos no final de janeiro/2011

Jaraguá do Sul recebeu no início da semana passada 2,4 mil quilos de feijão doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. Resultando de um projeto encaminhado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura à Conab em novembro, a doação foi entregue na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Barra do Rio Cerro, e começou a ser distribuída na manhã desta segunda (20) pela Associação das Promoções Humanas das Entidades Religiosas Cristãs (Apher). De acordo com a presidente da instituição, Ana Elisa Moretti Pavanello, o feijão comporá cestas básicas a serem distribuídas por 20 entidades religiosas, beneficiando 500 famílias jaraguaenses em situação de insegurança alimentar e nutricional. O Presídio Regional de Jaraguá do Sul e a Casa de Apoio Padre Aloísio Boing também receberão uma parte deste produto.

O secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura, André Cléber de Melo, explica que a distribuição dos alimentos é executada por meio de uma parceria com as entidades religiosas "porque elas sabem quais as famílias de cada bairro que precisam destes alimentos, nos dando a certeza de que tudo chega ao destino certo". Ele adianta que outro projeto já foi encaminhado à Conab e resultará no recebimento de mais 30 mil quilos de alimentos (pepino em conserva, feijão e leite em pó) no final de janeiro/2011. Uma parte destes produtos irá para escolas públicas e outra será distribuída pela Apher.

André informa que o feijão recebido este mês é oriundo de agricultores familiares do Oeste de Santa Catarina, que venderam o produto para a Conab e esta fez a doação para Jaraguá através do Programa de Aquisição de Alimentos. De acordo com ele, a agricultura familiar de Jaraguá do Sul também já forneceu produtos – banana, mel e peixe, por exemplo – para o PAA. "Atualmente nossos produtores tem maior participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas pretendemos incrementar o fornecimento ao PAA no próximo ano", planeja o secretário.

O que são PNAE e PAA

PNAE – Criado em 1954, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é responsável pela alimentação dos alunos do sistema público de ensino, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É coordenado pelo governo federal, com gestão descentralizada e sob a responsabilidade dos estados e municípios, que recebem recursos do FNDE para a aquisição da alimentação escolar. Por lei, no mínimo 30% dos recursos recebidos pelas prefeituras para esta finalidade devem ser investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar. Mais informações no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (portal.fnde.gov.br).

PAA – Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é executado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com governos estaduais e municipais, sociedade civil, organizações da agricultura familiar e rede de entidades socioassistenciais. O PAA é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Visa também contribuir para formação de estoques estratégicos e permitir aos agricultores familiares que armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos, além de promover a inclusão social no campo. Mais informações no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (portal.mda.gov.br).


Fonte
André Cléber de Melo (secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura)
Telefone 2106-8111

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013