Secretaria Municipal da Saúde atende população atingida pela enchente

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

População é orientada sobre como evitar doenças e contaminação de alimentos

Desde sexta-feira (21), a Secretaria da Saúde mobilizou profissionais para o atendimento às famílias atingidas pelas cheias da semana passada. O posto de saúde de Nereu Ramos (uma das áreas mais atingidas) abriu as portas na sexta-feira à tarde, assim como os dois Prontos Atendimentos Médico Ambulatoriais (Pamas) e a Unidade Sanitária Central (Posto da Reinoldo Rau – responsável pelas vacinas). Essas unidades permaneceram abertas no sábado (22) e domingo (23). Cerca de vinte profissionais foram convocados para trabalhar nos postos antes da finalização das férias.

Outros vinte profissionais de saúde foram disponibilizados para atender às famílias atingidas na Arena Jaraguá. Um profissional de enfermagem e outro técnico em enfermagem da Secretaria da Saúde estão acolhendo as famílias abrigadas no Parque Municipal de Eventos, onde uma médica está disponível de forma voluntária.

Além do atendimento nos postos, durante o final de semana, três equipes móveis (enfermeiro, técnico em enfermagem e motorista) visitaram as regiões mais afetadas para oferecer o atendimento básico às famílias. Entre os locais visitados estavam Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo e Tifa Schubert. Duas equipes móveis continuarão o trabalho de visita aos bairros mais atingidos, além do reforço nas visitas dos agentes comunitários, que estão verificando problemas de saúde na população e orientando sobre os cuidados para evitar doenças como leptospirose e tétano.

Hoje (24) todos os postos de saúde voltaram ao funcionamento normal e podem ser procurados pela população. Lembrando que não existe vacina para prevenir a leptospirose, apenas para o tétano. Postos de saúde com sala de vacinação estão aptos a oferecer a vacina contra o tétano. A Unidade Sanitária Central, na Rua Reinoldo Rau, também tem doses da vacina à disposição. O telefone da Unidade Sanitária Central é 3276-8900.

Fonte: Francisco Airton Garcia – secretário da Saúde – (47) 2106-8436, 9922-0555

Orientações sobre leptospirose

O que é leptospirose?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina do rato.

Como se pega a leptospirose?

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferecem riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos. Portanto, deve-se evitar o contato com esses ambientes.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.

O que fazer ao manifestar esses sintomas?

Se você apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença. A leptospirose é uma doença curável, e o diagnóstico e o tratamento precoces são a melhor solução.

Quanto tempo demora para a doença aparecer?

Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.

Como é feito o tratamento da leptospirose?

O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.

Como evitar a doença?

Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Orientações para evitar contaminação decorrente das enchentes

CUIDADOS COM ALIMENTOS:

  • Todo alimento que ficou submerso ou umedecido não deve ser consumido, mesmo que esteja em embalagem plástica ou enlatado.
  • Caso tenha ocorrido falta de energia, os alimentos que ficaram na geladeira não devem ser consumidos se apresentarem alteração de cor, odor ou consistência.

CUIDADOS COM A ÁGUA:

  • A ingestão de água contaminada acarreta risco de contrair hepatite A ou diarreias.
  • Se a sua casa é abastecida pelo sistema público de água, entre em contato com a empresa responsável pela distribuição caso observe alguma alteração na água da torneira (como odor ou coloração diferente do habitual)
  • Se a água provém de outras fontes e a casa tiver sido atingida pela enchente, tome os seguintes cuidados:

Antes de utilizar a água, trate-a com hipoclorito de sódio. A receita é duas gotas de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Aguarde 30 minutos, depois da mistura, para beber a água.

Caso não tenha hipoclorito de sódio, a fervura da água é uma alternativa segura e deve ser feita quando a água estiver turva.

  • Qualquer dúvida, procure a Vigilância Sanitária.

NA HORA DA LIMPEZA:

  • É preciso evitar o contato com a lama que fica das enchentes, pois ela é altamente infectante. Use sempre luvas e botas.
  • É necessário limpar e desinfetar os reservatórios de água mesmo quando não atingidos pela enchente, já que a rede de fornecimento de água pode apresentar vazamentos e contaminá-los.
  • Para mais informações sobre o procedimento de desinfecção da caixa d'água, procure a Vigilância Sanitária.

ATENÇÃO AOS ANIMAIS PEÇONHENTOS:

  • Na limpeza de entulhos e do lixo doméstico, é preciso tomar cuidado com animais peçonhentos – como aranhas, cobras e escorpiões – que, com a enchente, são desalojados de seus habitat.
  • Ao voltar para casa, você deve sacudir roupas, sapatos, roupas de cama e colchões antes de utilizá-los.
  • Até a limpeza total da região, não ande descalço. Tape buracos nos assoalhos. Mantenha os arredores da casa limpos. Não coloque as mãos em buracos ou tocas.
  • Em caso de picada, a vítima deve aguardar por socorro deitada, para diminuir a absorção do veneno. Não tente chupar o veneno para extraí lo do corpo nem amarre o local afetado. Procure ajuda profissional imediatamente.
  • Não coloque folhas, querosene, pó de café ou terra no local da picada, pois não controlam a circulação do veneno e podem provocar infecção.

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199