A prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, acompanhada de secretários municipais e do geólogo da Prefeitura, Normando Zitta, reuniu a imprensa da região na tarde desta segunda-feira (24) na Arena Jaraguá para apresentar um balanço geral dos estragos causados pelas enxurradas da semana passada e as principais ações da administração municipal para dar uma resposta ao desastre que afetou cerca de 120 mil moradores.
Principais dados apresentados na coletiva:
– Pessoas afetadas: 120 mil.
– Pessoas mortas: 1.
– Pessoas feridas: 4.
– Pessoas desabrigadas:182.
– Residências danificadas: 16 mil.
– Residências destruídas: 54.
– Residências interditadas definitivamente ou temporariamente: 200.
– Imóveis públicos afetados: 12.
– Áreas de risco identificadas: 97.
– Emissão de laudos técnicos pela Defesa Civil: mais de 3 mil.
– Pontes destruídas: 6.
– Pontes/pontilhões danificados: 20.
– Ruas de lajota /paralelepípedo destruídas: 30.
– Ruas asfaltadas destruídas: 35.
– Ruas de saibro: cerca de 180 quilômetros de extensão foram destruídos. A previsão é que serão necessários mais de 20 mil metros cúbicos de macadame para regularizar a situação.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdir Bordin, caminhões e máquinas da Prefeitura estão recolhendo móveis e entulhos que estão sendo deixados em frente às residências atingidas por deslizamentos de terra e alagamentos. "Quanto à limpeza das ruas, os serviços já foram iniciados para que as pessoas possam trafegar tranquilamente pelas vias. Os serviços mais demorados e que necessitam de recursos consideráveis são os de pavimentação de ruas destruídas e reconstrução de pontes", esclarece Bordin. "Os prejuízos devem ser superiores a R$ 20 milhões", complementa a prefeita.
O secretário da Defesa Civil, Jair Alquini, destacou o baixo número de pessoas mortas e feridas em função de o município ter dado "uma resposta rápida ao desastre com o acionamento do Plano Municipal de Emergência", apresentado em novembro do ano passado e composto por representantes da administração municipal e entidades civis de Jaraguá do Sul. "Ligamos no início da semana para todas as rádios da região solicitando aos moradores de áreas de risco que deixassem suas residências. Acredito que isso tenha sido fundamental na preservação de vidas. O município mostrou que tem um plano para dar uma resposta rápida a desastres", diz Alquini.
Segundo o geólogo Normando Zitta entre os dias 18 e 23 deste mês choveu 377 milímetros em Jaraguá do Sul. "Só na sexta-feira (21), foram 145 milímetros de água, quantidade que equivale a sete dias de chuva em situação normal. Destes 145 milímetros, 120 foram registrados em apenas 1h30. A concentração de água foi muito grande", informa Zitta.
Fonte: Agostinho Oliveira – diretor de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul – (47) 9178-0208
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 3370-9797