Guaramirim não possui ainda tratamento de esgoto sanitário, um problema que afeta quase a metade dos municípios do País, segundo pesquisa do IBGE divulgada em 2008.
Este é um problema que faz parte das reivindicações dos guaramirenses que deve ser resolvida em pouco tempo com o Plano Municipal de Saneamento Básico, entregue no início deste ano pela empresa Ferma Engenharia ao Governo de Guaramirim. O PMSB será apresentado a população através de uma audiência pública com data a ser estipulada pela comissão responsável pela analise do projeto.
A empresa foi contratada em agosto de 2010, e o diagnóstico começou a ser elaborado em outubro. O plano apresenta diretrizes, propostas e ações para superar a carência em abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais urbanas.
"Pensar em saneamento básico é fundamental para a saúde e a qualidade de vida das pessoas e, portanto, para a inclusão social e a dignidade da comunidade", ressaltou o prefeito.
A ausência de um sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários e as perdas no sistema de abastecimento de água são os pontos mais críticos no sistema de saneamento básico de Guaramirim, aponta o relatório.
O documento apresenta ainda que não existe sistema coletivo de coleta e tratamento de esgoto, apenas tratamento isolado, feito com as fossas sépticas. "As principais ações a serem executadas são: incrementar as ações de redução de perdas de água, contratação de um projeto para implantar o sistema de coleta e tratamento de esgoto e o projeto de macrodrenagem" afirma o geólogo e coordenador da Ferma, Gilliano Ribeiro.
"Agora quem leva adiante o plano é a Prefeitura, iremos apresentar à população e planejar os próximos passos", concluiu o prefeito.
Fonte: Prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt – 9205-4215.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205