Todos os nove servidores do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel estão mobilizados em um trabalho minucioso para salvar 140 caixas de documentos – 100 da Tributação e 40 da Contabilidade – que estavam no arquivo da Prefeitura de Jaraguá do Sul e foram danificados por enxurradas ocorridas nos dias 21 e 27 de janeiro, devido ao transbordamento do Ribeirão Molha, que passa por dentro do Centro Administrativo Municipal. A informação é da historiadora Silvia Regina Kita, acrescentando que a documentação foi recebida no último dia 28, quando começaram os trabalhos, que não têm prazo para serem concluídos.
"Nossa prioridade, agora, é descolar um documento do outro antes que sequem, e esperamos fazer isso até o final de fevereiro", salienta Silvia Kita. Por isso, durante este mês, o Arquivo Histórico estará com atendimento ao público somente no período da tarde, das 13 às 17 horas, com apenas uma uma servidora nesta função. "Contamos com a compreensão de todos, pois este trabalho tem que ser imediato para que possamos salvar o máximo possível de documentos", solicita a historiadora, adiantando que, apesar de toda a dedicação de sua equipe, muitos ficarão parcialmente danificados, mas serão mantidos porque não podem ser descartados.
Posteriormente, explica a Silvia Kita, os documentos serão higienizados, por meio de banho com água deionizada para remover o barro que aderiu aos papéis, sendo esta tarefa envolvendo apenas o pessoal especializado. Nos próximos dias, o Arquivo Histórico deverá receber documentos das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Rural, que também estavam na sala de arquivo da Prefeitura de Jaraguá atingida pelas enxurradas.
Fonte: Silvia Regina Kita – historiadora do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel (47 – 3275-1356)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013