Número deve chegar a 2 mil famílias
Há três semanas, a Secretaria da Assistência Social está centralizando em sua sede (na Prefeitura de Jaraguá do Sul) a maior parte de seus profissionais, para que o atendimento às famílias atingidas pelas enxurradas de janeiro e fevereiro seja o mais ágil possível. Em uma sala improvisada dentro da secretaria, por exemplo, se concentram cinco profissionais para o cadastro de todas as famílias que receberam algum tipo de auxílio da prefeitura. Quatro pedagogas e um educador social têm como missão cadastrar no sistema todas as pessoas que receberam algum tipo de ajuda durante as catástrofes que atingiram o município neste ano. São feitos cerca de 300 cadastros por dia.
Até o momento, cerca de 1.500 famílias já foram cadastradas e, com isso, elas podem ser analisadas por assistentes sociais para obter possíveis benefícios. O cadastro é essencial para que a prefeitura possa checar os benefícios que essas pessoas já receberam ou que ainda podem receber. A expectativa é de que mais 500 cadastros ainda precisem ser feitos, totalizando 2 mil famílias que receberam algum tipo de auxílio durante as enxurradas. Mas, devido às fortes chuvas recentes, novas ocorrências chegam a todo momento aos profissionais responsáveis. Entre os auxílios cadastrados estão a entrega de produtos de higiene e limpeza, alimentos, colchões, móveis, orientação da Defesa Civil ou da Assistência Social, abrigamento provisório no Parque de Eventos e cadastro para liberação do FGTS.
Como os profissionais da área social estão concentrados no atendimento às famílias, principalmente na análise de pedidos de auxílio-moradia, alguns programas da Secretaria da Assistência Social terão atraso no início de suas atividades. É o caso das oficinas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que estavam com data de início marcada para o final de fevereiro, mas provavelmente iniciarão em março. Cerca de dez profissionais dos Cras foram deslocados para o atendimento emergencial. A Secretaria da Assistência Social pede paciência aos usuários dos programas.
Fonte: Edimara de Souza – secretária da Assistência Social – (47) 2106-8101
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199