A Prefeitura de Barra Velha restabeleceu ontem à tarde o trânsito na rua João Anselmo Brenneisen (antiga 611), no centro da cidade (região da lagoa), interditada após o transbordamento ocasionado pelas fortes chuvas da segunda-feira. A estratégia da Secretaria Municipal de Obras, em abrir a rua no ponto onde passa o chamado rio Veludo e que garante o escoamento das águas em direção à lagoa, deu certo.
Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), o ponto exato do rio, que era canalizado com apenas um tubo de 1,5m de diâmetro, fazia com que a vazão do rio afunilasse e houvesse um "estrangulamento", comprometendo casas próximas da própria João Brenneisen como das ruas Paraná e Pedro Plácido Machado, que eram constantemente ameaçadas pelo transbordamento do Veludo e os alagamentos. Agora, a Secretaria de Obras instalou dois tubos de 1,5m cada, duplicando a capacidade de escoamento.
Ontem à tarde (quarta-feira, 16 de fevereiro) os maquinários da Prefeitura efetuavam a colocação de terra sobre a tubulação, garantindo a retomada do trânsito, que havia sido interrompido. Desde segunda-feira, o transporte escolar dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, que é feito pela rua João Anselmo Brenneisen), estava sendo feito pela rua Paraná, em virtude do transbordamento e abertura do canal. O trajeto agora volta ao normal.
"Ao reabrirmos o canal, parecia que havíamos retirado a tampa de um ralo, tamanho foi o escoamento", comenta Eurides dos Santos, que responde pela Defesa Civil local. O mais impressionante é que uma construção irregular, erguida há mais de 10 anos, estava com sua área externa totalmente em cima do rio Veludo, que estava tubulado e aterrado.
Com acompanhamento da Defesa Civil, a Prefeitura derrubou o muro e reabriu o canal. Barra Velha segue em estado de emergência e a Defesa Civil em alerta, já que a previsão de chuvas segue até sexta-feira, dia 18.
Fonte:
Lourival Matias Francisco
Fones: (47) 9181-4766
Secretário de Obras
Eurides dos Santos
Fone: (47) 3446-7711
Secretário de Planejamento
Coordenador da Defesa Civil
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527