A Fundação Catarinense de Assistência Social (FUCAS) apresentou ontem à noite (segunda-feira, 28 de fevereiro) o projeto definitivo de seu Núcleo de Assistência Social (NAS) que está sendo implantado no Morro do Colchão, Barra Velha, em parceria com a Associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago. A FUCAS, que já iniciou melhorias e ampliações nos dois pavilhões da Cozinha Comunitária, confirmou o investimento de R$ 2 milhões na estruturação do NAS e abertura inicial de 200 vagas para formação de jovens de 6 a 24 anos de idade.
A reunião contou com a presença do prefeito Samir Mattar (PMDB), da fundadora da Cozinha Comunitária, Ivete Brugnago Moraes, da secretária de Assistência Social Oleias Nogaroli e da presidente da Pastoral da Criança, Terezinha Maiochi, além do presidente estadual da FUCAS, Aparício Mafra Neto, e de Isabel Borba, que foi juntamente com o prefeito Samir a articuladora da instalação do núcleo barra-velhense.
O projeto definitivo já iniciado será totalmente custeado pela própria entidade, com recursos da sociedade civil, visando atender diretamente a este número inicial de 200 assistidos com os programas já aprovados pelo Ministério Público. Aparício e sua diretoria presente mostraram às autoridades um vídeo da atual situação da Fucas em Florianópolis, Joinville e Ituporanga, onde também estão instalados núcleos da entidade, e uma projeção em 3D mostrando como ficará a cozinha comunitária.
Os prédios da entidade, conhecida popularmente como "Sopão" serão totalmente revitalizados – o espaço no Morro do Colchão contará com unidade de lazer e atividades físicas para as pessoas da terceira idade, cancha de bocha, bicicletário, parque infantil, ginásio de esportes para o programa "Campeões na Quadra e na Vida". Os pavilhões serão destinados à educação complementar e atendimentos de especialistas.
De acordo com a fundadora e presidente da Cozinha Comunitária, Ivete Brugnago Moraes, os investimentos já iniciaram com construção de novos muros, nova instalação hidráulica já executada, sistema de tratamento de esgoto, luminárias e agora, as áreas de lazer.
Parceria com a CDL
Além da Cozinha Comunitária e da Prefeitura local, outra parceira será a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Velha. Zeca Aviz, o presidente da CDL, esteve na reunião, e apoiou o projeto, além de comentar a necessidade que o comércio local tem de mão de obra qualificada. Ao final da reunião, Mattar afirmou que a presidência da FUCAS está cumprindo o compromisso assumido há sete anos, quando falou a ele que viria para a cidade se houvesse apoio oficial da Prefeitura.
E o presidente estadual da Fucas, Aparício Mafra Neto, confirma que em 100 dias, a primeira parte das melhorias estará concluída, com a academia da terceira idade, parque infantil, pavilhão educacional, mesas de jogos e guarita. "A FUCAS tem seis milhões de donos", comenta Aparício. "Ela é de toda a sociedade civil catarinense, e todo recurso nela aplicado é investido no social", acrescenta Aparício, que acredita que o patrimônio da Cozinha Comunitário chegará a R$ 3 milhões e 500 mil após os investimentos da fundação.
A reunião contou ainda com a presença de colaboradoras tradicionais de dona Ivete, como a cozinheira Maria e Clotilde Afélis, a Tide, vice-presidente da Cozinha Comunitária, além do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Tavares, e o parlamentar Douglas Elias da Costa, e a secretária da Educação, Antonina Damásio Ramos.
Fontes:
Ivete Brugnago Moraes
Fundadora e presidente da ACCIB
Fones (47) 3456-1084 e 3456-1150
Carlos Henrique Clímaco
Assessor da FUCAS
Fone (48) 3952-6900
Aparício José Mafra Neto
Diretor presidente da FUCAS
Fone (48) 3952-6900
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP